quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia Nacional da Poesia: tavernistas marcam presença em dois eventos históricos: Coletivo da Poesia e Uma Noite na Taverna Especial na Biblioteca Pública de Niterói

.
14 de março de 2012. Data escolhida para o dia nacional da poesia em homenagem ao grande poeta Antônio Frederico de Castro Alves, mais conhecido como o poeta dos escravos, Castro Alves. Um dia comum em muitas cidades do país, mas não para os artistas de São Gonçalo, município onde cada vez mais cresce uma enfervescência artística liderada pelos Tavernistas e pelos membros do Projeto Alternativo. É notório. 

Foi nesse dia que um projeto idealizado pelo poeta tavernista Rodrigo Santos, com a parceria de André Correia, líder do Projeto Alternativo, veio à tona pela primeira vez e fez história na cidade. Estamos falando do Coletivo da Poesia!

PARTE I

COLETIVO DA POESIA


O projeto a princípio havia sido elaborado para acontecer com pequenos grupos de poetas espalhados pela cidade com o intuito de realizar intervenções poéticas dentro dos coletivos, porém não houve tempo hábil para a produção conseguir a resposta das empresas de ônibus, então os poetas foram para as ruas, pela manhã no centro de Alcântara e à tarde na praça Luiz Palmier, no Rodo de São Gonçalo.

Foram momentos belíssimos, o povo parava para ouvir os poetas e interagia com risos e aplausos. Os poetas recitaram poemas de poetas consagrados e de suas autorias, além da participação dos rapers do Prioridade SG com seus improvisos mirabolantes.























Terminada a missão em Alcântara, os poetas seguiram para a praça Luiz Palmier, no centro de São Gonçalo, e no caminho, dentro do ônibus, o Coletivo da Poesia aconteceu como em sua idéia original. Os poetas tomaram o ônibus "de assalto" recitando a um público que ao ser surpreendido pela intervenção reagiu de forma muito receptiva.








Na hora dos poetas se despedirem o melhor pagamento foi a reação do público pedindo para que a intervenção continuasse. Mas havia mais uma missão antes dos tavernistas irem para o recital na Biblioteca Pública de Niterói, o Coletivo da Poesia desembarcou no Centro de São Gonçalo para a segunda etapa, onde outros artistas se uniriam ao grupo.
















Missão cumprida, Bardo?


Que nada, agora é se preparar para a noite: Uma Noite na Taverna Especial na BPN (Biblioteca Pública de Niterói)!

PARTE II

MA NOITE NA TAVERNA ESPECIAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE NITERÓI

Caiu a noite, nem deu tempo para o sagrado descanso e alguns dos poetas que participaram no Coletivo Poético seguiram para o evento na BPN, para fecharem o Dia Nacional da Poesia com chave de ouro.

Os poetas tavernistas Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Eduardo H. Martins, Luana Vasconcellos, Maycon Arcanjo, Carol Magalhães e o contador de história André Correia, se uniram a Pakkatto, ou melhor, Henrique Santos, para mais um recital que marcou participantes e público presente no ambiente aconchegante e intimista do espaço Café Paris, da Biblioteca Pública de Niterói. 




























Encerrado o Uma Noite na Taverna na BPN, aí sim missão cumprida. O movimento artístico articulado no dia Nacional da Poesia, em 14 de março de 2012, entrou para a história como tantos outros momentos e eventos, mas com um sabor especial, o primeiro entre muitos. Até o ano que vem! Evoé! 

E para quê esperar mais um ano, não é isso?

Fotos: Eduardo H. Martins, Romulo Narducci e Hannar Lorien.
. 

Nenhum comentário: