quarta-feira, 29 de junho de 2011

Evento: Uma Noite na Taverna com a poética de Euclydes da Cunha, com muita emoção e casa cheia!

.





Foi sem dúvidas um sucesso o evento do dia 10 de junho! Nada mais do que merecido, pois não é comum de se ver uma homenagem dessa monta à poesia de Euclydes da Cunha, que é desconhecida do grande público. As atrações que abrilhantaram a noite completaram o élan que fundamentou aquela noite agradável no varandão do SESC São Gonçalo como uma das mais belas de todas as Tavernas.


O dia começou com uma matéria sobre o Uma Noite na Taverna na primeira edição do RJ TV, da Rede Globo, feita pelos "parceiros do RJ" Romário Régis e Felipe, que deu um crédito e tanto ao evento. O resultado da Taverna aperecer na grande mídia resultou na presença de um público que nunca havia comparecido ao evento. Uma média de 200 pessoas lotaram o varandão do SESC São Gonçalo em prol da arte, da poesia, de Euclydes da Cunha e do Uma Noite na Taverna.


A Taverna teve a apresentação de excelentes atrações nessa edição, marcando história e, ainda, abrindo caminho para novos talentos. Novos poetas e veteranos cantaram seus versos a um público atento e sedento de arte. Na entrada, a exposição do artista plástico Luiz Hazediaz estava simplesmente belíssima com suas peças esculpidas com materiais reciclados, em que o artista trabalha desde o isopor ao concreto celular, dando vida às suas obras com técnicas incríveis.





Os poetas tavernistas Pakkatto, Romulo Narducci e Rodrigo Santos, falaram um pouco sobre a poética de Euclydes da Cunha, que tinha seu estilo influenciado pelo período anterior ao que foi consagrado, o Simbolismo, e anuncaiaram o lançamento do livro Entrega - A Essência de Uma Mulher, da poeta, escritora, atriz e jornalista, Janaína da Cunha, bisneta do homenageado.




Os Tavenistas, então, a começar pelo bardo Rodrigo Santos iniciou as homenagens a Euclydes da Cunha, com poemas que escrevia desde sua adolescência, antes de enveredar para a literatura jornalística e romanceada. Após o bardo, os tavernistas Romulo Narducci e Pakkatto deram seguimento às homenagens.










A convite dos poetas residentes, a mais nova filha do tavernismo, Janaína da Cunha, falou do seu livro, recitou com paixão, se emocionou e emociounou o público. Feminista convicta, defensora de ideais de sua grande musa Simone de Beauvoiur, a "Pagu tavernista" estreou com brilho no evento.




Depois, outra estreante, porém uma que jamais havia recitado seus poemas para um público. A jovem poeta Alessandra Moraes dos Santos mandou muito bem o seu recado e sua poesia agradou bastante os presentes, sendo muito aplaudida.



E pela enésima vez no Uma Noite na Taverna (que volte sempre e que os bons ventos o traga enquanto houver poesia na face da terra) o monstro da literatura contemporânea, o carioca Rod Britto, chegou de livro novo nas mãos (um livro de contos chamado Que Se) e lançou sua poesia com o vigor que o talento e a gradiosidade de sua pessoa maravilhosa comporta.


Artista nato e incansável, é bom deixar registrado que Rod Britto esteve na 1ª edição de Uma Noite na Taverna, em fevereiro de 2004, e por sempre desde o início apoiar e propagar o tavernismo no Rio de Janeiro, é considerado carinhosamente pelo movimento como o padrinho do evento.


Outro veterano deu o ar da glória no púlpito. Eduardo H. Martins, militante do evento e do movimento tavernista também não se fez de rogado e não deixou pedra sobre pedra após recitar seus textos irônicos e venenosos.

Eduardo H. Martins, carinhosamente conhecido como Dudu, deixou a câmera fotográfica de lado e pôs-se à frente do público com uma de suas artes mais belas: a poesia!


Encerrando o evento, antes dos poetas tavernistas Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pakkatto recitarem seus trabalhos autorais, o evento recebeu um dos mais conceituados músicos de Niterói, Tuca Marques, que tocou suas músicas próprias ao bom estilo de trovador solitário. Belas canções calcadas no Rock Brasil e no Blues encerraram mais um evento.



E mais uma Taverna se foi... Nessa sexta, 08/07, a partir das 19 horas, no SESC São Gonçalo, não deixem de comparacer e conferir a poesia de Cora Coralina! Evoé!

Nenhum comentário: