UMA MULHER EM SUA MAIS PURA ESSÊNCIA
Janaína da Cunha é poeta, escritora, jornalista e atriz. A primeira manifestação artística a entrar em sua vida foi a música através do piano aos 4 anos de idade. Desde cedo sempre soube o que queria ser: uma artista completa. “Minha vida é a arte, ou a arte é minha vida. Ainda não consegui definir bem.” (diz)
É uma das mais novas Tavernistas, apelidada carinhosamente pelo poeta e amigo Pakkato como a Pagu do movimento. A poeta desnuda sua alma em forma de poesia e usa as metáforas como forma de combater a hipocrisia e o falso moralismo. Considera-se uma rebelde e acredita que todo artista de alma é contestador, é o dedo que cutuca a ferida da sociedade.
Bebe da fonte do romantismo e do simbolismo, mas cada dia seus versos abrem caminhos para um estilo próprio: “Não quero apenas escrever sobre o povo e pelo povo, mas principalmente, para o povo. Tenho um sonho louco, mas acredito nele: quero antes de morrer ver um livro nas mãos do brasileiro mais simples. Um povo só é livre de verdade quando ele possui conhecimento, a arte tem o poder de libertar”.
A poeta sofre fortes influências do existencialismo de Jean Paul-Sartre e Simone de Beauvoir: “Simone de Beauvoir é uma das minhas maiores inspirações, tanto na minha essência de fêmea quanto no meu trabalho como escritora e poeta. Seu livro O SEGUNDO SEXO foi um marco na minha trajetória como mulher e cidadã do mundo.”
Janaína da Cunha mistura em sua poesia o teatro, a musicalidade e o realismo visceral do jornalismo.
Janaína da Cunha já foi laureada em diversos concursos e festivais literários. Possui textos publicados em jornais de São Gonçalo, Maricá, Niterói e alguns sites da internet.
Participou da Agenda Niteroiense de Escritores (2002); Coletânea de Poemas, Crônicas e Contos Eldorado – volume II (2006); Antologia Literária da Associação Niteroiense de Escritores – ANE (2007) e é colaboradora da Minirrevista Literária Contando & Poetizando. No dia 7 de Novembro de 2002 foi homenageada pela Câmara Municipal de Cantagalo com uma Moção de Parabenização pelos prêmios conquistados durante o ano com as poesias: “A Perda da Inocência” e “Frutos Esquecidos”. Pertence às seguintes Instituições Culturais: Grupo Mônaco de Cultura; Associação Niteroiense de Escritores (ANE) e União Brasileira de Trovas (UBT); e agora é artista militante do movimento tavernista, do evento Uma Noite na Taverna.
Ela vem, e já chega e já vem carregada de maravilhas, é pura honra do Uma Noite na Taverna ser o primeiro lugar a que tão valorosa artista escolhe para o lançamento de seu primeiro livro "Entrega - A Essência de Uma Mulher".
Com textos curtos e sensíveis o livro retrata a vida de uma criança transformando-se diante do espelho. Traz a história da mulher e da sua difícil trajetória para tornar seu mundo respeitado.
Janaína da Cunha vem nesse debute marcar de vez por todas a sua história na literatura contemporânea. Mulher corajosa e artista brilhante, sua essência está entregue ao leitor por completo a cada página de seu livro.
Editado pela Nitpress e com prefácio da poeta e romancista pernambucana Su Angelote.
A poeta irá autografar hoje, daqui a pouco, sua obra no Uma Noite na Taverna, irá falar um pouco de seu trabalho e nos brindar com sua belíssima e poderosa poesia.
"Entrega - A Essência de Uma Mulher" estárá sendo autografado pela poeta a módicos R$ 20,00.
No TEATRO escreveu:
- Escola das Primas (comédia - 2008);
- A Louca e a Sombra (esquete – 2008);
- Bandidagem à Flor da Pele (esquete – 2009);
- Simplesmente Gina – Estalinho Não Vale(comédia – 2009);
- Rosa Negra (Drama que aborda o tema da prostituição – ainda não encenado)
- Quem Matou Papai Noel? (Drama que fala sobre assassinatos de meninos de rua – ainda não encenado)
No TEATRO atuou:
- Cálice (1985)
- A Cigana de Jerusalém (1988);
- A Florista (1989);
- O Castelo Desencantado (infantil – 2008);
- Escola das Primas (comédia – 2008);
- Simplesmente Gina – Estalinho Não Vale (2009);
- Bodas de Sangre (2010);
- A Casa de Bernarda Alba (2010).
Curta-metragem:
- A Falecida, de Nelson Rodrigues (2010).
Obra publicada:
- Entrega - A Essência de Uma Mulher (2011).
http://janainadacunha7.blogspot.com/
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário