sexta-feira, 10 de junho de 2011

Janaína da Cunha estréia na Taverna lançando seu livro Entrega - A Essência de Uma Mulher

* .




Nós tavernistas já somos suspeitos para falar dessa artista talentosa. Ele mal chegou e já vestiu a camisa do evento, ou melhor, do movimento, participando com os poetas tavernistas da 1ª FLUP (ver matéria postada anteriormente) em maio, em de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. Janaína da Cunha escreve buscando passar o que mais importa em sua arte, a essência de sua alma. Afinal, poesia é isso: de alma para alma, sem os limites impostos por academias e regras de doutos e sábios literatos. A arte tem é para todos e a todos alcança, é um dos pontos em que a multiartista aposta, por acreditar e defender a fio seus ideiais. Janaína traz consigo a arte encravada já na sua infância, aprendeu piano, estudou dança, teatro, jornalismo e desde a adolescência cria seus textos, escreve sem parar, fluindo como as ondas do mar a que tanto venera.




UMA MULHER EM SUA MAIS PURA ESSÊNCIA

Janaína da Cunha é poeta, escritora, jornalista e atriz. A primeira manifestação artística a entrar em sua vida foi a música através do piano aos 4 anos de idade. Desde cedo sempre soube o que queria ser: uma artista completa. “Minha vida é a arte, ou a arte é minha vida. Ainda não consegui definir bem.” (diz)


É uma das mais novas Tavernistas, apelidada carinhosamente pelo poeta e amigo Pakkato como a Pagu do movimento. A poeta desnuda sua alma em forma de poesia e usa as metáforas como forma de combater a hipocrisia e o falso moralismo. Considera-se uma rebelde e acredita que todo artista de alma é contestador, é o dedo que cutuca a ferida da sociedade.
Bebe da fonte do romantismo e do simbolismo, mas cada dia seus versos abrem caminhos para um estilo próprio: “Não quero apenas escrever sobre o povo e pelo povo, mas principalmente, para o povo. Tenho um sonho louco, mas acredito nele: quero antes de morrer ver um livro nas mãos do brasileiro mais simples. Um povo só é livre de verdade quando ele possui conhecimento, a arte tem o poder de libertar”.



A poeta sofre fortes influências do existencialismo de Jean Paul-Sartre e Simone de Beauvoir: “Simone de Beauvoir é uma das minhas maiores inspirações, tanto na minha essência de fêmea quanto no meu trabalho como escritora e poeta. Seu livro O SEGUNDO SEXO foi um marco na minha trajetória como mulher e cidadã do mundo.”
Janaína da Cunha mistura em sua poesia o teatro, a musicalidade e o realismo visceral do jornalismo.


Janaína da Cunha já foi laureada em diversos concursos e festivais literários. Possui textos publicados em jornais de São Gonçalo, Maricá, Niterói e alguns sites da internet.


Participou da Agenda Niteroiense de Escritores (2002); Coletânea de Poemas, Crônicas e Contos Eldorado – volume II (2006); Antologia Literária da Associação Niteroiense de Escritores – ANE (2007) e é colaboradora da Minirrevista Literária Contando & Poetizando. No dia 7 de Novembro de 2002 foi homenageada pela Câmara Municipal de Cantagalo com uma Moção de Parabenização pelos prêmios conquistados durante o ano com as poesias: “A Perda da Inocência” e “Frutos Esquecidos”. Pertence às seguintes Instituições Culturais: Grupo Mônaco de Cultura; Associação Niteroiense de Escritores (ANE) e União Brasileira de Trovas (UBT); e agora é artista militante do movimento tavernista, do evento Uma Noite na Taverna.


Ela vem, e já chega e já vem carregada de maravilhas, é pura honra do Uma Noite na Taverna ser o primeiro lugar a que tão valorosa artista escolhe para o lançamento de seu primeiro livro "Entrega - A Essência de Uma Mulher".



Com textos curtos e sensíveis o livro retrata a vida de uma criança transformando-se diante do espelho. Traz a história da mulher e da sua difícil trajetória para tornar seu mundo respeitado.


Janaína da Cunha vem nesse debute marcar de vez por todas a sua história na literatura contemporânea. Mulher corajosa e artista brilhante, sua essência está entregue ao leitor por completo a cada página de seu livro.


Editado pela Nitpress e com prefácio da poeta e romancista pernambucana Su Angelote.
A poeta irá autografar hoje, daqui a pouco, sua obra no Uma Noite na Taverna, irá falar um pouco de seu trabalho e nos brindar com sua belíssima e poderosa poesia.


"Entrega - A Essência de Uma Mulher" estárá sendo autografado pela poeta a módicos R$ 20,00.





No TEATRO escreveu:

- Escola das Primas (comédia - 2008);
- A Louca e a Sombra (esquete – 2008);
- Bandidagem à Flor da Pele (esquete – 2009);
- Simplesmente Gina – Estalinho Não Vale(comédia – 2009);
- Rosa Negra (Drama que aborda o tema da prostituição – ainda não encenado)
- Quem Matou Papai Noel? (Drama que fala sobre assassinatos de meninos de rua – ainda não encenado)

No TEATRO atuou:

- Cálice (1985)
- A Cigana de Jerusalém (1988);
- A Florista (1989);
- O Castelo Desencantado (infantil – 2008);
- Escola das Primas (comédia – 2008);
- Simplesmente Gina – Estalinho Não Vale (2009);
- Bodas de Sangre (2010);
- A Casa de Bernarda Alba (2010).

Curta-metragem:

- A Falecida, de Nelson Rodrigues (2010).



Obra publicada:


- Entrega - A Essência de Uma Mulher (2011).



Confiram o blog da poeta em:


http://janainadacunha7.blogspot.com/

*

Nenhum comentário: