quinta-feira, 9 de junho de 2011

A poesia do tavernista Eduardo H. Martins: A sutileza de um furacão

* Eduardo H. Martins é artista militante que veste o ideal do Uma Noite na Taverna. Já participando do evento, que já é considerado um movimento artístico na cidade de São Gonçalo, desde o ano em que tudo começou, Eduardo é poeta, designer e fotógrafo da Taverna. Vem galgando lado a lado dos 3 tavernistas residentes e já foi carinhosamente apelidado pelo poeta Pakkatto por "nosso d'Artagnan tavernista".

A poesia de Eduardo H. Martins vem a cada dia se tornando mais coesa. Seus textos têm ganhado mais força de expressão. Muitas vezes, o poeta destila um imenso ceticismo em relação ao meio e ao mundo que nos cerca, isso de uma forma tão cínica pela sutileza que carrega, que se fosse música soaria como uma valsa. Mas a sutileza com que recita seus versos e desenvolve seus textos, só está na primeira impressão, é o deslinde, é a preparação em versos ou prosas de um bom soco na boca do estômago. Também, não é para menos, o poeta bebe de fontes nobres do mais puro veveno. Eduardo H Martins é adepto e seguidor implacável da poesia de Fernando Pessoa, em todas as suas faces e vertentes, mas traga a longos goles os versos de Álvaro de Campos fazendo ressurgir a "poesia de ataque", que vem sendo uma das características de alguns poetas tavernistas.

Eduardo H. Martins exprime a dor que um mundo pedante e hipócrita causa em seu âmago e busca na sua arte literária virar o grande espelho de volta para este.


POESIA



Uma vida é só uma vida...

Sou fraco, sou humano.
Sou triste, sou insano.
Sou viril, sou devoção.
Sou plagio, sou coração.

Sou gentil em minhas preces,
Sou surdo em minhas noites,
Um romântico inveterado,
Um sujo envergonhado.

Uma alma sem pudores,
Um ser humano sem vergonha,
Um ridículo saudosista,
Um louco visionário.

É quando me faltam às palavras que elas fazem mais sentido...

Sem querer porra nenhuma da vida,
Sem lembrar os nomes das putas de outrora,
Sem pedir nada a santos ou demônios.
Talvez por isso, não me falte bebidas e nem cigarros!

Por: Eduardo H. Martins
Em: 16/05/2011




D'Evolução

Se não precisa de mim,
Não me chame.
Se não quer me cuidar,
Abandone-me.

Se não me ouve,
Não me pergunte.
Se não quebrara,
Deixe que alguém junte.

Se não acariciar,
Não queira amor.
Se não provocar,
Não exija calor.

Se não me beijar,
Não sentira meu sabor.
Se não pedir,
Não dou, não dou, não dou.

Se não me preferir,
Não me almejou.
Se não decidir,
Não digo que vou.

Se não fingir,
Não te faço gozar.
Se não fugir,
Não vou procurar.

Se não mentir,
Não vou te amar.
Se não ferir,
Não vou chorar.

Se não desistir,
Não partirei.
Se não agredir,
Não crescerei.

Se não me quiser,
Não me distrai.
Se não se vestir,
Não deixe que eu saia.

Se não for feliz,
Não me faça acreditar.
Se não for uma meretriz,
Não fique... Vá... Vá... Vá!


Por: Eduardo H. Martins
Em: 11/08/2010


Cotidiano

Alguém sóbrio, alguém pálido,
Alguém querendo falar,
Alguém precisando ouvir,
Esperando alguém que não vai chegar.

Alguém feliz por motivo nenhum,
Alguém distraído, alguém ausente.
Alguém triste por todos os motivos...
E alguém esperando qualquer motivo.

Alguém com vergonha de andar,
Alguém com medo de sofrer,
Enquanto isso alguém no canto da sala,
Esperando algo acontecer.

O “querer” de alguém que não aconteceu.
Alguém que ganhou alguma coisa que não precisava...
...Mas aprendeu a gostar tanto,
Que se tornou indispensável!

Alguém fazendo amor, alguém fazendo sexo,
Alguém fazendo musica,
Alguém não fazendo porra nenhuma,
E alguém fazendo algo que alguém tem que fazer.

Alguém tão estúpido, que ainda pensa que a vida é bela!
Alguém que precisa ser o centro das atenções,
Alguém que grita, só pra se sentir alguém,
Talvez em algum lugar exista alguém como eu!

Alguém contando historias, querendo ser outro alguém...
...Entre tantos e todos, sou apelas mais um.
Alguém com tantos sonhos,
Que se tornou um ninguém, no meio do nada!

Por: Eduardo Henrique
Em: 01/06/2006

O poeta estará recitando hoje, a partir das 20 horas, no Uma Noite na Taverna. Aproveite e conheça mais do trabalho do tavernista em seu blog:


http://eduardohmartins.blogspot.com/


*

Nenhum comentário: