quinta-feira, 9 de junho de 2011

As artes plásticas de Luiz Hazediaz

*


Morador do município de São Gonçalo e nascido em Niterói no dia 13/07/1983. Por ser de família de músicos, sua infância teve muitas influências, mas deixando de fugir a regra, muito cedo com lápis, papel, e guache, iniciou suas primeiras atividades artísticas, tentando sempre transpassar para o papel as imagens sonoras que a música provocava, mostrando ao professor e amigo da família, Elysio de Castro no ano de 1997, o mesmo o convidou para participar de uma oficina de desenho e pintura do Projeto Integrarte, na Fundação Cultural Avatar no Ingá (Niterói).
Procurando aperfeiçoar-se na técnica do Grafite, participou do Curso de Desenho da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com a professora Fernanda Geraldo. Durante toda está trajetória esteve sempre presente o amigo e professor Paulo Nunes, que lhe passou conhecimentos, através dos quais ampliou suas técnicas, pois, além do incentivo e valorização aos seus desenhos, despertou para o uso das tintas e o levou a pintar e participar de vários Salões e gincanas de Artes.


Com esta experiência vivida, foi convidado a participar do Projeto do Estado do Rio ''Jovens pela Paz'', onde trabalha com dois musicos, seu velho amigo e vizinho Fábio Cotan e a nova amizade Leandro Ribeiro (ex-MPopdoB, atual Expresso Lunar), morador do Menino de Deus, local que eram realizadas as atividades. No ano de 2005 entrou na UFRJ - EBA - Escola de belas Artes cursando a Faculdade de Licenciatura em Educação Artística. No meio do ano de 2007 entra na Sociedade Brasileira de Belas Artes sendo contemplado com uma bolsa de estudo oferecida pela ilustríssima Presidente da instituição Srª Therezinha Hillal tendo aulas com o amigo e professor Gian Paolo, no qual foi de vital importância para suas conquistas na Sociedade Brasileira de Belas Artes.


No ano de 2009 iniciou uma oficina de Modelagem e Cerâmica para deficientes visuais ''Atelier Além da visão'' na CADEVISG (Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo). Em 2010 é convidado pela Professora Clara Fonseca a participar de um curso de capacitação no Instituto Beijamim Constan RJ, sendo um de seus monitores hoje, conhece logo em seguida outra Professora Keiko Mayama , que também o convida a trabalhar em seu atelier em Niterói. No ano de 2011 cursa a Pós-Graduação em Arte Terapia e Educação Especial voltado para deficiência visual.






Hazediaz por Elysio de Castro




“Hazediaz'' é assim que vem sendo chamado, por amigos, professores, e pelo meio acadêmico, filho de meu grande amigo José Thadeu musico que viveu anos na Europa ensinando suiços e alemães a sambar, com seu batuque inigualável, deixo seu filho que considero meu, sendo um de meus primeiros alunos de pintura que dialogava com profunda sensibilidade com o papel branco e esse nome forte, curioso e ate engraçado não apelido nem tão pouco invenção de nenhum poeta, mais sim uma pequena alteração em seu próprio sobre nome, uma brincadeira que seria feita pelo próprio artista que deu certo, adicionando a letra “H” e “Z” em seu nome sobre, e não alterando a pronúncia. Na Universidade foi aconselhado a criar um endereço virtual ''e-mail '', para seu susto já existia um tio distante com esse e-mail : Azedias, e então nasce o Hazediaz criando assim sua exclusiva marca pessoal seu nome artístico.
Luiz Thadeu Azedias Pinheiro, este é o nome próprio do promissor artista que desde 13 anos de idade já revelava seu talento também para a pintura. Após um duro duelo com a morte, uma frágil criança que antes não se soubera ser um verdadeiro Hazediaz com apenas 11 anos, lutou bravamente contra um inesperado aneurisma cerebral, depois de alguns meses triunfou com a vida, trazendo de volta uma renovada pessoa, como a mitológica Ave Fênix, ''ressurgido das cinzas'', com extrema sensibilidade com a nova vida, me monstro em pequenos desenhos e esboços despretensiosos o que seria o seu caminho para o mundo das artes, e tenho orgulho em dizer que abri as portas, e ajudei a ''lapidar esse diamante bruto'. Que já vem brilhando em exposições por todo país, se libertando do cordão umbilical de sua cidade natal.”







O artista plástico Luiz Hazediaz estará expondo hoje no Uma Noite na Taverna, a partir das 19 horas em ponto. Vale a pena conferir!



*

Nenhum comentário: