quinta-feira, 11 de março de 2010

Entrevista: Nana B. e sua poética fantástica!

Conhecemos Nana por acaso, quando saíamos, já de noite, exaustos da última Bienal do Livro no Riocentro. Nós (eu, Romulo Narducci, Rodrigo Santos, Pakkatto e Lisa Stér Cöy) havíamos feito uma apresentação tavernista no stand das editoras niteroienses, para apresentar ao público carioca o livro do poeta Rodrigo Santos, Máscaras Sobre Rostos Descarnados, da Editora Muiraquitã.
No ponto de ônibus, antes do embraque, na espera da fila, ela surgiu simpática e começou a puxar assunto. Vimos que o mundo é pequeno realmente, quando o bardo Rodrigo Santos e ela começaram a trocar informações sobre literatura gótica e descobriram amigos em comum, como a escritora Martha Argel, por exemplo.
Mundo pequeno, conscidência ou não, destino, seja o que for, o universo conspirou e agora receberemos no Uma Noite na Taverna dessa sexta-feira uma das mais fascinantes escritoras de literatura fantástica do Rio de Janeiro. Nana B. é ativista nata do tema, participa de blogs, encontros com outros escritores sobre o estilo, e agora está lançando a sua primiera obra solo, que é um livro de poesia. "Fragmentos, Poética Fantástica" nos descortina um mundo fascinante, com temáticas inspiradas em mitologias grega e nórdica, vampirismo, com muita sensualidade.
Entevistei Nana B. ontem à noite, na correiria do dia-a-dia aproveitando-me dos subterfúgios imediatistas da vida moderna, leia-se "MSN". Sempre muito bem humorada Nana nos fala um pouco sobre o seu livro, suas influências e o que pretende levar para a Taverna.

Olá, Nana, antes de tudo é um prazer em recebê-la pela primeira vez no evento, e ainda, já com o lançamento do seu primeiro livro de poesia. Eu sei que você, além de tudo escreve contos fantásticos, sua poesia envereda por esse caminho também? Fale um pouco sobre o seu estilo poético.

Olá, Romulo. É um prazer estar aqui. Bem, posso dizer a você que meu Universo é basicamente fantástico. Mas, minha poesia é bem eclética. Viajo da mitologia, aos poemas de amor, flertando por muitas vezes com poesias mais sofridas, com a mesma força. Depende muito do meu momento. "Fragmentos" foi escrito ao longo de 6 meses do ano de 1999. E no período que escrevi o livro, acho que a fonte da minha inpiração foram os livros que sempre li, desde menina. Livros sobre os mitos gregos, nórdicos. Muitas vezes, alguns dos poemas deste livro nasceram de momentos de profunda tristeza. Uma coisa que nunca soube explicar, é como funciona minha inspiração, ou definir minha poesia dentro de algum estilo. Simplesmente recebo o texto limpo, geralmente pronto. Raramente altero algum poema, pois eles basicamente nascem prontos!

Esse seu livro é o seu primeiro dentre poesia e contos? Você já publicou alguma outra obra?

De autoria minha apenas, sim. "Fragmentos" foi o primeiro. Meu amigo Gustavo Drago, publicou em Dezembro último o romance do qual sou co-autora. "Relíquia - Caminhos de um Tempo Egípcio - Vol.I".

Eu percebo que vem surgindo uma nova geração que está resgatando a volta de estilos como o Romantismo e o Simbolismo, nadando contra a corrente do Pós-Modernismo que já não muda a página há um bom tempo. É interessante ver como a Internet ressuscita velhos estilos, você acha isso bom para a literatura, essa coisa retrô, ou você acha que nós aos poucos estamos perdendo a identidade de nossa época?

Desde que comecei a escrever, sempre procurei imprimir meu próprio estilo, aos meus trabalhos. Procuro não me deixar influenciar. Acho que cada autor, deve desenvolver um estilo só dele, sem se preocupar com estilos pré-determinados. Acho que a diversidade que a Internet tem proporcionado, tem sido muito positiva, pois tem revelado ao longo da última década, autores criativos e inspirados.

OK. Quais os autores que você costuma mais ler?

Bem, quando criança minhas influências foram: Agatha Christie, Umberto Eco e Marion Zimmer Bradley. Atualmente, desde 2007, pra ser mais específica, tenho lido basicamente livros de literatura fantástica de autores nacionais. Alguns dos autores que tenho lido mais: Giulia Moon, James Andrade, J. Modesto, Martha Argel, Nelson Magrini, Jocir Prandi. "Kaori - Perfume de Vampira", "Anjo - A face do Mal", "Amor Vampiro", "A Seita do Caos", "O vale dos Elfos", "Trevas, Getsemani", "Hemisfério Dorso", "Draculea", "Lendas e Mistérios", "O Diário da Sibila Rubra", "Os Guardiões do Tempo", esses são alguns dos exemplares que li nos últimos meses.

Quando você descobriu a sua verve literária? Quando foi que você começou a ver que o seu negócio não era apenas ser leitorta e sim escrever?

Do nada, assim de repente, não sei explicar. Parei um dia e comecei a rabiscar uns textos. Guardava eles, mas eu não podia sequer imaginar que me tornaria escritora um dia. Isso foi a exatos dez anos. Depois, fui tomando impulso, criando outros textos guiada por uma inspiração que eu não imaginava que tivesse. Sempre tive coisa demais na cabeça de tanto ler, acho que meu cérebro precisava colocar pra fora.

Você participa de algum movimento ou algum grupo de escritores? Bem eu sei que você escreve para alguns blogs...

Tenho um site criado por mim em fins de 2008, exclusivamente para autores da Literatura Fantástica. "Clã dos Imortais", que conta hoje com quase 80 autores. Tenho textos meus publicados em alguns blogs e sites de autores amigos. E apoio junto com o autor Nelson Magrini, a "Campanha Literatura Fantástica Nacional", para estimular os leitores do Brasil a descobrir e ler nossos autores fantásticos.

Voltando ao seu livro, como vai a tour dos lançamentos? Você tem feito bastante divulgação, certo? Onde você já se apresentou durante essa temporada de lançamentos?

Super bem. Há 2 semanas atrás, estive em São Paulo fazendo o lançamento no berço da Literatura Fantástica. Foi demais! No último domingo estive no "11º encontro dos Skoobers", em Botafogo. Esses encontros são promovidos pelo site de leitura do qual faço parte, "Skoob" - (Books - "livros em Inglês", ao contrário). Sim, tenho trabalhado bastante na divulgação do livro.
Muitos amigos têm me ajudado, postando matérias sobre minha carreira e sobre o livro, em seus sites, blogs e páginas de literatura do gênero fantástico. Desde o lançamento oficial em Janeiro já dei pelo menos umas 3, 4 entrevistas, falando do trabalho.

Que bacana! Muito bom, mesmo! E agora vai atravesar a Baía de Guanabara para nos deleitar com sua poesia na Taverna. Um lançamento exclusivo em São Gonçalo! O que você pretende apresentar nesse dia?

Nossa, estou muito empolgada com o evento de vocês, esse convite para mim, foi uma grata surpresa e uma honra! Bem, Romulo, separei 3 poemas dos quais gosto muito e acho que o público vai ficar bem animado com eles: "Anjo da Noite", "Poderoso Thor" e "Rainha da Paz".

Bem, Nana estamos chegando ao fim, mas antes de terminar, fale um pouco mais sobre a arte em sua vida. Além de ser escritora, o que mais você faz? Você sabe o porquê eu te fiz essa pergunta... porque eu sei de suas outras atividades e estou te dedurando (risos).

(risos) Nasci e fui criada na praça General Osório, em Ipanema. Minha mãe foi uma das primeiras artesãs da "1ª Feirarte do Rio". Bom, sou artesã desde que me entendo por gente. Já fiz de tudo dentro do artesanato. Nos últimos anos tenho lidado com bordados, crochê, tricô, bijoux, dreadfalls, também produzo trajes e acessórios para as danças do ventre e tribal.

Muito legal, eu inclusive vi seus trabalhos no seu orkut, mas... vamos lá! Essa é clássica nas minhas entrevistas. (risos) O que você gostaria de dizer ao público da Taverna que irá te assistir na próxima sexta-feira? Alguma mensagem, sugestão, protesto, denúncia? (risos) Pode botar a boca no mundo!

Gostaria de dizer, que será um prazer estar na Taverna, Romulo. Conto com a presença de todos e espero tocar a cada um deles, com um pedacinho da minha alma Fantástica. Saudações Vampirescas e cheias de carinho, desta Imortal que tem pela a arte da escrita, um amor infinito!

Nana, mais uma vez eu gostaria de agradecer a você, em nome do evento, pela gentileza e pelo carinho de nos conceder essa entrevista. Fica aqui agora a espera para recebê-la em nossa humilde Taverna! Evoé!

Romulo, para mim foi uma grande prazer. Um abraço a você, e a todos da equipe da Taverna. Obrigado pela gentileza e sagacidade, com as quais conduziu esta entrevista. Nos vemos na Sexta... Beijinhos sombrios!

Conheça os trabalhos da poeta e escritora Nana B.:

http://nanabpoetisa.wordpress.com/

http://covildadeusavampira.blogspot.com/?zx=89706a4bd99726f2

Entrevista: Romulo Narducci.

Fotos: Divulgação.

10 comentários:

Unknown disse...

Nana é uma pessoa esforçada e muito talentosa! É muio bom ver uma pessoa assim recolhendo os frutos do seu trabalho. Ela merece o reconhecimento!

Beijos

Anônimo disse...

Gostaria de retificar um detalhe, sobre a questão onde mencionei a "Campanha literatura Fantástica Nacional".

Esta campanha foi idealizada Pelas autoras: Celly Borges & Tania Souza!

Anônimo disse...

Nana is good

Felipe Fantuzzi disse...

Faço minhas as palavras da Su. A Nana, além de muito esforçada e talentosa, também é uma excelente pessoa, dona de um carisma ímpar.

Estou muito feliz por você! Parabéns!!

Portal das Trevas- O Inicio do Poder disse...

Parabéns minha amiga!
Que o seu esforço seja enfim repleto de um sucesso eterno!
Grande abraço!

M. D. Amado disse...

Parabéns Nana. Muito legal a entrevista :-)

André M. T. disse...

Ótima entrevista. Mostra o quanto a Nana é, além de uma escritora com este dom extraordinário, uma pessoa querida, divertida e dona de uma inteligência fantástica. A história dela deve inspirar as pessoas.

Parabéns! Muito ainda está por vir!

nelson_magrini disse...

Parabéns pelo entrevista, Nana. E muito sucesso, sempre, que você merece.

Beijão!

Gustavo Drago disse...

É... tá arrebentando a boca do balão! Gostaria de aproveitar para informar aos caros Leitores que o primeiro volume da série Relíquia no qual eu escrevi em parceria com a Nana, está disponível para venda no site da editora, www.biblioteca24x7.com.br ou pelo e-mail reliquiadrago@hotmail.com (no segundo caso o livro sai a R$ 35,00 + disp. de envio e vc ainda recebe o exemplar com dedicatória e autografado por nós dois). E, a partir de Abril, em algumas livrarias na rede Nobel, já confirmado shopping Nova América e Carioca Shopping. Nana... parabéns e sucesso... vc MERECE!!!

Carlos Sant'Anna: O engenheiro das palavras... disse...

Nana! Falar com você é impossível! Sua entrevista está publicada desde o dia 14 de Março! No entanto, envio email e não obtenho resposta. Fica difícil de entender. Mas...Adorei sua entrevista na taverna.
Segue o link, inclusive para os demais leitores.
Aguardo em contato seu! Lógico se puder!

Http://www.jornaldacidadeonline.com.br

Aproveite dê uma passadinha na minha coluna:
"Coquetel de pensamentos"

Carlos Sant' Anna