segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma Noite na Taverna com a poesia de Emiliano Perneta.

David Emiliano Perneta, poeta pouco conhecido pela grande maioria, foi o artista de nossa literatura escolhido pelos poetas do evento Uma Noite na Taverna para receber as mais célebres homenagens no dia 09 de abril, a partir das 19 horas, no SESC São Gonçalo, com ENTRADA FRANCA, sendo autor de belíssimos poemas e considerado como o maior poeta paranaense.
O evento terá poesia com os poetas Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Anderson Lacerda, Kel Lestat e Jhenifer Ramos; a esquete teatral "Radamés", com Édipo Ferreira, dança do ventre com Gisele Lins e a exposição das obras do artista plástico Wellington de Sousa.

Emiliano Perneta nasceu em um sítio de Pinhais, zona rural de Curitiba, no dia 03 de janeiro de 1866.

Começou a escrever influenciado pelo Parnasianismo, foi militante do abolicionismo, tendo feito inúmeras palestras em defesa do ideal libertário. Publicou artigos políticos e litarários e foi o maior incentivador da leitura das obras de Charles Baudelaire no Brasil, o que marcou fortemente para o início do surgimento do Simbolismo em nosso país.

Em 1883, publicou os seus primeiros poemas em Curitiba, chamados de O Dilúculo. Em 1885, mudou-se para São Paulo, onde mais tarde juntamente com Afonso de Carvalho, Carvalhão Mourão e Edmundo Lins, fundou a Folha Literária, no ano de 1888.


Banquete no Passeio Público, em março de 1915, em homenagem a Bueno Monteiro (da esquerda para a direita: Francisco Leite, Heitor França, Rodrigo Junior, Generoso Borges, Clemente Ritz, Emiliano Perneta, Celestino Junior, Bueno Monteiro e Santa Rita).

No mesmo ano de 1888, publicou as obras poéticas Músicas, de versos Parnasianos, a Carta à Condessa d'Eu, foi também diretor da Vida Semanária, com Olavo Bilac e colaborador dos jornais Diário Popular e Gazeta de São Paulo.
Em 15 de novembro de 1889, formou-se em Direito pela Faculdade do Largo do São Francisco, sendo escolhido o orador de sua turma, fez um discurso inflamado em defesa da República, sem saber que horas antes a mesma havia sido proclamada no Rio de Janeiro.

Chegada de Emiliano Perneta ao Passeio Público, em 20 de agosto de 1911, data de sua coroação como Príncipe dos Poetas Paranaenses.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1890, onde também colaborou com vários periódicos, sendo convidado a ser secretário da Folha Popular, em 1891, onde foram publicadas as suas primeiras manifestações sobre o movmento Simbolista, assinados pelos poetas B. Lopes, Cruz e Sousa e Oscar Rosas.

Em 1902, retornou ao Paraná e criou a revista Vitrix. Em 1913, publicou o poema livreto Papilio Innocentia para a ópera do compositor suíço Leo Kessler, que tinha a temática inspirada no romance Inocência de Visconde de Taunay.


Multidão no Passeio Público, por ocasião das homenagens ao poeta.

Em 19 de dezembro de 1912, participou do Centro de Letras do Paraná, o qual foi presidente de 1913 a 1918. Emiliano Perneta foi homenageado por diversos contemporâneos, entre eles: Nestor Victor, Lima Barreto e Andrade Muricy.

O poeta faleceu no dia 21 de janeiro de 1921, na pensão de Oto Kröhne, na Rua XV de Novembro.

Residência do poeta em Curitiba, na antiga Rua Aquidaban, 413, atual Rua Emiliano Perneta.

BIBLIOGRAFIA:

- Ilusão (1911);

- Pena de Talião (1914);

- Setembro (póstumo, 1934) e

- Poesias Completas (póstumo, 1945).

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário: