segunda-feira, 8 de março de 2010

Hannar Lorien: A Guardiã do Jardim dos Sonhos.

.
Hannar Lorien mais uma vez na Taverna! Sim, a bela e camaleônica poeta que carrega o título de tavernista para os quatro ventos, por onde quer que vá, mais uma vez nos brindará com sua poesia que traz os ares do mimetismo entre o moderno e o romântico. A poesia de Hannar é bela e isso é fato. Textos bem construídos com a sensibilidade que exprime os seus temas, fazem com que Hannar se destaque pela beleza de seus poemas.
Hannar se apresentou pela primeira vez no Uma Noite na Taverna no ano de 2005 e depois disso, ao apaixonar-se pelo evento - e vice-versa -, tornou-se uma das poetas que mais se apresentaram diante do público tavernista.
Hannar Lorien é uma artista inquieta e demonstra isso nos vários trabalhos que realiza colaborando com diversos blogs literários, hoje ferramenta incontestável de divulgação da nova geração da literatura, e ainda na organização de alguns eventos de arte.
HANNAR LORIEN POR ELA MESMA

Hannar Paulla Alves da Silva, 35 anos, professora de Geografia formada pela UERJ, lecionando na rede pública do Rio de janeiro. Aluna pós-graduanda em Geologia do Museu nacional, atua como umas das coordenadoras de atividades da Biblioteca Escolar do Colegio Alcina Rorigues, em Itaipu.
O pseudônimo Lorien é uma homenagem a um personagem do livro "O Silmarilion" de JRR Tolkien (Lorien é uma entidade pré-angelical, responsavel pela guarda do Jardim dos Sonhos, que tem poder para dar descanso, alento e inspiração aos peregrinos).
No dossiê de suas lembranças mais caras, guarda e sempre revive com muito carinho as memórias do tempo em que era levada pelo pai à biblioteca do SESC, no subúrbio de Madureira, no Rio de janeiro, onde se deu início a sua alfabetização sensorial e artística espontânea, visto que ninguém lhe cobrava resultados muito rigorosos sobre suas visitas. Misturam-se as estas lembranças de juventude uma inclinação e admiração pelos primeiros quadros de Van Gogh, Salvador Dalí e Monet que preenchiam seu imaginário e lhe serviam de inspiração, assim também como as composições de Vivaldi, Handel, Teleman, entre outros.
Pôde contar também com o incentivo de muitos de seus professores de Redação e Língua Portuguesa, dos quais hoje alguns são seus colegas de trabalho, e lhe estimulavam em competições sobre criação de temas e frases. Confessa que não era uma leitora muito disciplinada, no entanto demonstrava intensidade no que lhe apetecia a ler. Dentre seus autores preferidos constam: Pablo Neruda, Carlos Nejar, Vina Schneider, Romulo Narducci, Shakspeare, Cecilia Meireles, Mário Quintana, Emily Dickinson, Lorde Byron, dentre muitos outros.
Acredita que a poesia só pode existir de quanto mais se alimenta em si mesmo e nas emoções que dela absorve (contradições sociais, natureza e dilemas humanos), reproduzindo universos reais e paralelos, cheios de criatividade, sensibilidade, dor e contemplação. Como diz o amigo de militância do Sindicato dos Professores, Júlio Machado, "seus poemas são telas, pois é inegável a transposicão de elementos surreais da pintura para suas criacões poéticas tal como uma sinestesia.
articipa dos saraus do Espaço Ciencia Viva, na Tijuca, que é coordenado pelo ator Eduardo Tornagui e pelo músico e também poeta João de Abreu Borges, e também das edições mensais do evento Uma noite na Taverna, realizadas no Sesc de São Gonçalo, coordenados pelos poetas Romulo Narducci e Rodrigo Santos. Participou também do projeto 1825 Dias de Poesia, coordenado por integrantes do Sindicato dos Escritores e que publica todos os fins de ano uma coletânea com a obra de seus integrantes chamada Poesia Simplesmente, que realizam o evento Terça conVerso, no café no teatro Gláucio Gil.
Hannar Lorien, já foi premiada em vários festivais de poesia do Sesc de Madureira, do Shopping Nilopolis Square e do Instituto Sepetiba.
Dirige bimestralmente com João de Abreu Borges e Santiago Midgard, as reuniões do Clube Intinerante de Leitura e Artes Afins, que ocorrem na Tijuca ou em Santa Tereza. E agora está trabalhando na edição e publicação de sua primeira coletânea em conjunto com o amigo e poeta Vina Schneider, conselheiro e cúmplice em muitas de suas composições.

Blogs que Hannar Lorien escreve:

http://acorjavirtual.blogspot.com/

www.insignare.blogspot.com

.

Nenhum comentário: