quinta-feira, 1 de março de 2012

Evento: A poesia e o samba de Noel Rosa

.
Pakkatto, Rodrigo Santos e Romulo Narducci comandam a homenagem a Noel Rosa
Foi um dia de muita tensão. Uma greve anunciada pelas forças policiais, engarrafamentos quilométricos para quem atravessava a ponte ou vinha de Niterói, tudo era para que o evento em homenagem ao Poeta da Vila fosse um fiasco de público. Mas quem tem sede de arte não desiste, não é mesmo? As pessoas compareceram, não foi um recorde de público para se registrar aqui em nosso blog, mas uma média de 70 a 80 pessoas, mais ou menos, foi à Taverna para apreciar a fusão do samba e da poesia.

Os tavernistas começaram com a tradicional homenagem que o evento faz ao poeta consagrado do mês e recitaram as letras de Noel Rosa com muito bom humor. Rodrigo Santos foi o primeiro poeta a recitar Noel, seguido por Romulo Narducci e Henrique Santos (o Pakkatto), conforme as fotos a seguir.









Os tavernistas ainda improvisaram uma encenação em cima da letra de Conversa de Botequim, do homenageado. Os poetas brincaram com a letra e a situação e arrancaram boas risadas da platéia.




Em seguida a banda de chorinho Anatha tocou os maiores sucessos de Noel Rosa. Pecou em sua primeira apresentação ao público por não estar muito introsada e dispersou um pouco a atenção da platéia.



A poeta Alessandra Moraes dos Santos foi a primeira poeta convidada a mostrar os seus trabalhos autorais. Seus poemas agradaram bastante o público.




Em seguida, a tavernista (já veterana) Michele de Oliveira também mostrou sua poesia com muito talento, beleza e simpatia.




Ao final os poetas residentes retornaram ao púlpito, recitaram seus poemas autorais, agradeceram ao público presente e brindaram a mais uma edição de UMA NOITE NA TAVERNA!


EVOÉ!
Fotos: Eduardo H. Martins.

4 comentários:

Ana Clara disse...

De fato a banda ANATHA ficou bastante nervosa, mas não foi por ser sua primeira apresentação, foi porque não recebemos apoio praticamente nenhum em nossa participação. O técnico do som simplesmente ignorou nossos pedidos, subimos no palco e não nos escutamos em momento nenhum, a microfonia era mais audível que nossas vozes. Cortamos diversas partes de apresentação e ficamos presos no palco em busca de algum retorno sonoro.
Era a primeira apresentação da banda, mas todos os músicos da ANATHA têm experiências anteriores. Experiências essas, muito melhores do que a da Taverna. Evento que tivemos que pagar para participar e que nos dedicamos muito para que desse certo.
Tudo atrasou no evento e fomos obrigados a passar o som na frente da plateia, o que não chega a ser um problema, mas já demonstra desorganização.
Acreditei que o evento fosse para incentivar a arte no município e ajudar os artistas da cidade, mas me decepcionei com a assistência oferecida e agora com o comentário covarde que exime os organizadores de culpa.
É muito mais fácil assumir que somos despreparados do que admitir os próprios erros. Entretanto, julgando-se perfeitos vocês nunca alcançarão a perfeição.

Romulo Narducci disse...

Ana Clara, a opinião aqui no blog é uma opinião jornalística, uma crítica que em momento algum foi feita para denegrir a imagem da banda. Creio inclusive ter sido uma crítica sutil e educada.

Estamos correndo no mesmo caminho da arte e estamos todos suscetíveis a isso se cometemos algum erro. Não estamos nos eximindo de culpa. Estamos fazendo a nossa parte sim, a de incentivar a arte não só no município, mas recebemos artistas de vários lugares.

Bem, o papel do artista também é o de saber receber uma crítica e não levar para o lado pessoal, isso chama-se profissionalismo. Não estamos livres de críticas construtivas ou maldosas. Pelo que eu sabia, independente de experiências anteriores de cada um de vocês, era a primeira apresentação, pois pelo que sei o nome Anatha foi até dado para essa apresentação. Se me confundi foi um lapso.

O meu papel como editor do blog é narrar o que realmente acontece no evento e está visível ao público presente, o público não sabe de bastidores, do que está acontecendo por trás da organização, e nem e interessa, o público quer é entretenimento. O formato da narrativa no presente blog é o do que está visível. De forma rápida e objetiva. A apresentação foi ruim sim, e todos viram isso, agora se foi problemas do som e do atraso vamos rever isso e de pronto peço imensas desculpas em nome do Uma Noite na Taverna.

Com isso, iremos analisar a sua crítica para não cometermos os mesmos erros.

Romulo Narducci.

Editor de o "Manifesto Tavernista".

Ana Clara disse...

Romulo,
agradeço a sua colocação no comentário acima e entendo a intenção do blog. Apenas acreditei na conveniência de meu comentário por ser avessa a críticas “desconstrutivas”.
Independente da intenção do autor do post no blog é necessário entender que um comentário público trás consequências, principalmente, quando é feito por pessoas cujo alcance de mídia é tão grande quanto dos Tavernistas.
Se não sabia das experiências anteriores dos músicos da ANATHA a culpa é em parte nossa por não termos divulgado isso, mas é de vocês também que não buscaram saber. A única parte ruim é assumir que somos despreparados.
Em breve teremos a oportunidade de convida-los a um algum evento onde possamos mostrar nosso potencial de fato e, quem sabe, desfazer essa má impressão.
Independente da nossa experiência com o evento e da minha desaprovação deste post, a Taverna faz sim o seu papel de divulgar a arte do município e me arrisco a dizer que é um dos movimentos culturais mais fortes de São Gonçalo, mas poderia melhorar em diversas coisas, principalmente se conseguisse patrocínio. Já pensou em submeter algum projeto? A prefeitura de São Gonçalo é meio ruim em projetos culturais, mas a lei Rouanet e o Minc estão aí para isso.
Acho que outra coisa que vocês não sabem é que me graduo neste ano pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), caso tenham interesse, me ponho à disposição para conversar sobre possíveis projetos.
Peço perdão se em algum momento fui indelicada.

Ana Clara Barros

celso carvalho disse...

p Rômulo NARDUCCI...QUERO unicamente parabenizar a "DIREÇÃO da taverna"... por este EVENTO, na qual eu tive o PRAZER DE PRESENCIAR,e lembrar que há algum tempo atrás, não podíamos CITAR A PALAVRA "GOIABADA" que éramos chamados de COMUNISTAS e presos, e jogados em um porão qualquer.e ali mofávamos... não sou desse tempo, mas tenho o CUIDADO de estudar. POR isso Rômulo, fiquei muito feliz e deixo aqui meu APLAUSO p vocês( eu ri bastante com vocês 3)....... e quanto a BANDA ANATHA...( sou fã número um de UMA DAS INTEGRANTES)... e você disse EXATAMENTE o que aconteceu .... a BANDA Á MEU VER COMO "público" FOI PÍFIA... DESAFINOU pelo menos 20 vezes,,errou o compasso umas 10 vezes....o que me fez lembrar do EX JOGADOR DE FUTEBOL CAFU... que foi dispensado de dezenas de 'PENEIRAS"...........mas foi humilde o suficiente pra poder DAR A VOLTA POR CIMA,,, E SER um dos maiores jogadores de futebol...a HUMILDADE DO CAFU o ajudou muito! grande abraço....