domingo, 4 de março de 2012

Uma Noite na Taverna com a poesia de Bertolt Brecht

.
No dia 09 de março, na próxima sexta-feira, a partir das 19 horas, no SESC São Gonçalo, o evento Uma Noite na Taverna homenageará o poeta e dramaturgo Bertolt Brecht.

O evento contará com a apresentação dos poetas residentes Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pakkatto, que farão uma leitura dos textos do homenageado e ainda terá a participação do poeta tavernista Eduardo H. Martins e da jovem poeta Thaís Martins, Contação de História com André Correia e a Performance Teatral "A Dança do Sol", com Doia Holanda


BIOGRAFIA

"Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."

Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 — Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.

Ao final dos anos 1920, Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista.



Brecht nasceu no Estado Livre da Baviera, no extremo sul da Alemanha, estudou medicina e trabalhou como enfermeiro num hospital em Munique durante a Primeira Guerra Mundial. Era filho de Berthold Brecht, diretor de uma fábrica de papel, católico, exigente e autoritário, e de Sophie Brezing (em solteira), protestante, que fez seu filho ser batizado nesta igreja.

Suas primeiras peças, Baal (1918/1926) e Tambores na Noite (Trommeln in der Nacht) (1918-1920), foram encenadas na vizinha Munique. Em sua participação no teatro Brecht conhece o diretor de teatro e cinema Erich Engel, com quem veio a trabalhar até o fim da sua vida.

Depois da primeira grande guerra mudou-se para Berlim, onde o influente crítico, Herbert Ihering, chamou-lhe a atenção para a apetência do público pelo teatro moderno. Trabalha inicialmente com Erwin Piscator, famoso por suas cenas Piscator, como eram chamadas, cheias de projeções de filmes, cartazes, etc. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte, protagonizada por Fritz Kortner e dirigida por Engel, tornou-se o seu primeiro sucesso.


O Nazismo afirmava-se como a força renovadora que iria reerguer o país, pretendendo reviver o Sacro Império Romano-Germânico. Mas, ao mesmo tempo, chegavam à Alemanha influências da recém formada União Soviética.

Com a eleição de Hitler, em 1933, Brecht exila-se primeiro na Áustria, depois Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Inglaterra, Rússia e finalmente nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Lênin da Paz em 1954.

Seus textos e montagens o fizeram conhecido mundialmente. Brecht é um dos escritores fundamentais deste século: revolucionou a teoria e a prática da dramaturgia e da encenação, mudou completamente a função e o sentido social do teatro, usando-o como arma de consciencialização e politização.

Teve três filhos com Helene Weigel: Stefan Brecht, Barbara Brecht-Schall e Hanne Hiob.


Jogos com Música

Brecht colaborou com o compositor Kurt Weill em Mahagonny (ou Kleine Mahagonny), uma peça com música escrita para o festival de Baden-Baden de 1927. Eles, então, escreveu Die Dreigroschenoper (1928; A Ópera dos Três Vinténs), que foi triunfalmente realizada em Berlim, em 31 de agosto de 1928. Este foi o primeiro trabalho a fazer Brecht famoso.

Brecht baseado A Ópera dos Três Vinténs em tradução Elisabeth Hauptmann de Ópera do mendigo (produzido 1728) pelo dramaturgo Inglês John Gay. Enquanto a adaptação e modernização da ópera balled Gay, Brecht manteve os principais acontecimentos da trama, mas acrescentou mordida satírico tópica através de suas próprias letras. Neste trabalho, ele desenvolve a seu primeiro ponto alto a sua própria linguagem especial - que o amálgama peculiar de dicção coloquial rua, marxista-filosófica, e quase bíblica misturada com a sagacidade de cabaré e pathos lírico e unidos com a força implacável da paródia. Brecht empresta livremente a partir de muitas fontes - entre eles François Villon e Rudyard Kipling - mas sua indisfarçável plágio geralmente suporta paródia afiada.

Brecht escreveu diversas peças mais com a música em colaboração com Weill e com Paul Hindemith. Notáveis ​​são Aufstieg und der Stadt Mahagonny (1929; A Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny) e Das Badener Lehrstück vom Einverständnis (1929; O Jogo Didático de Baden: Em Consentimento). Este último trata a questão do "consentimento" - consentimento para a extinção do indivíduo em prol do progresso das massas. Em Die Maßnahme (1930; A medida tomada), para o qual Hanns Eisler compôs a trilha, Brecht publicamente abraça a doutrina comunista e reconhece a necessidade da eliminação de errar membros do partido. O amor do dramaturgo de paródia é bem ilustrado em Die Ausnahme und die Regel (1930; A Exceção ea Regra) e Die heilige Johanna der Schlachthöfe (1932; St. Joana dos Matadouros), em que uma menina do Exército de Salvação se esforça para salvar as almas dos Chicago capitalistas.



Teoria Dramática

Brecht usa a expressão "teatro épico" termo para caracterizar sua teoria inovadora dramática. Seu novo tipo de drama é não-aristotélica - ou seja, seu objetivo não é remover as emoções do público, mas para despertar as mentes dos espectadores e comunicar a verdade a eles. Para atingir este fim, o drama não deve hipnotizar ou a entrada do público, mas deve continuamente lembrar-lhes que o que estão vendo não é real, mas apenas uma representação, um veículo de uma idéia ou um fato.

Brecht usa a palavra "alienação" (Verfremdung) para descrever o seu método de ajudar o público a ser receptivo a suas intenções dramáticas. Sua técnica de alienação inclui a eliminação de adereços mais convencionais, o uso de gráficos, slides e mensagens piscou na tela, o envolvimento direto do público através de personagens que saírem de seus papéis para funcionar como comentaristas, e muitas incongruências cuidadosamente planejadas. Finalmente, Brecht exige que o trabalho os atores de uma nova maneira: eles não devem se identificar com os personagens dramáticos, mas, pelo contrário, deve sempre demonstrar que estão desempenhando um papel. A alienação é dispositivo fundamental de Brecht dramática, e sua paródia está intimamente dependente desta técnica.

Outros Trabalhos

Em 1948, Brecht se estabeleceu em Berlim Oriental, onde permaneceu até sua morte. Ele e sua esposa, a atriz Helene Weigel, fundou o Berliner Ensemble, em setembro de 1949, com amplo apoio financeiro do Estado. Este grupo tornou-se a companhia de teatro mais famosa na Alemanha Oriental e do intérprete principal de Brecht. Ele não escreveu novas peças, exceto Die Tage der Comuna (1949; Os Dias da Comuna), mas adaptado diversas - entre elas Don Juan de Molière e Shakespeare Coriolano. Há alguma evidência de que ele modificou sua concepção austera da função de drama e admitiu a importância do teatro como um veículo de entretenimento.


"A arte, quando boa, é sempre entretenimento."

A poesia lírica de Brecht escreveu ao longo destes anos mostra uma preocupação para a experiência pessoal, em vez de universal ou massa. Crítica recente tem cada vez mais reconhecida eminência de Brecht como poeta lírico. Seu verso da década de 1920, em especial Hauspostille (1927; Breviário Doméstico), é balada iconoclasta de uma espécie selvagem satírico. No entanto, seu interesse em chinês e japonês formas poéticas conduzido através do Gedichte Svendborger (1939) para a delicadeza austera do Elegien Buckower (1954). Brecht também escreveu o romance dos três vinténs (1934), que é baseado em A Ópera dos Três Vinténs, e algumas histórias curtas, hábeis Kalendergeschichten (1949; Tales from the Calendar). 


Bertolt Brecht morreu de um ataque cardíaco em agosto de 1956.

Obras de Brecht traduzidas para Português

- Peças Teatrais (coleção). 12 volumes. BERTOLT BRECHT TEATRO COMPLETO. Ed. PAZ E TERRA (1995)

- BRECHT SELECÇAO DE POESIAS, TEXTOS E TEATRO. Ed. DINOSSAURO (1999)

- SETE PECADOS MORTAIS DOS PEQUENOS BURGUESES, OS. Ed. AFRONTAMENTO (1986)

- CIRCULO DE GIZ CAUCASIANO, O. Ed. COSAC NAIFY (2002)

- DA SEDUÇAO. Vários Autores. EDITORIAL BIZANCIO(1998)

- DECLINIO DO EGOISTA JOHANN FATZER, O. Ed. COSAC NAIFY (2002)

- DIARIO DE TRABALHO, 2 vols. Ed. ROCCO (2002)

- ESTUDOS SOBRE TEATRO. Ed. NOVA FRONTEIRA (2005)

- HISTORIAS DO SENHOR KEUNER. PREFEITURA POA (1998) EDITORA 34 (2006)

- HOMEM E UM HOMEM, UM. Ed. AUTENTICA (2007)

- POEMAS - BERTOLT BRECHT. Ed. CAMPO DAS LETRAS

- POEMAS 1913-1956. EDITORA 34 (2003).

- PROCESSO DO FILME "A OPERA DOS TRES VINTENS". Ed. CAMPO DAS LETRAS (2005)

- SANTA JOANA DOS MATADOUROS, A. Ed. COSAC NAIFY (2001). Ed. PAZ E TERRA(1996)


Peças de teatro

*Entradas com nome da tradução ao português (quando houver), título original, ano da escrita / ano da produção.


- Baal (Baal) 1918/1923

- Tambores na Noite (Trommeln in der Nacht) 1918-20/1922

- Os mendigos (Der Bettler oder Der tote Hund) 1919/?

- O Casamento do Pequeno Burgues (Die Kleinbürgerhochzeit) 1919/1926

- (Er treibt einen Teufel aus) 1919/?

- Lux in Tenebris (Lux in Tenebris) 1919/?

- (Der Fischzug) 1919?/?

- (Mysterien eines Friseursalons) (roteiro para cinema) 1923

- Na Selva das Cidades (Im Dickicht der Städte) 1921-24/1923

- A Vida de Edward II da Inglaterra (Leben Eduards des Zweiten von England) 1924/1924

- (Der Untergang des Egoisten Johnann Fatzer) (fragmentos) 1926-30/1974

- O Homem é um Homem (Mann ist Mann) 1924-26/1926

- O Elefante Calf (Das Elefantenkalb) 1924-6/1926

- Mahagonny (Mahagonny-Songspiel) 1927/1927

- A Ópera dos Três Vinténs (Die Dreigroschenoper) 1928/1928

- O Vôo no Oceano (Der Ozeanflug; originally Lindbergh's Flight [(Lindberghflug]) 1928-29/1929

- A Peça de Baden-Baden (Badener Lehrstück vom Einverständnis) 1929/1929

- Happy End (Happy End) 1929/1929

- Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny (Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonny) 1927-29/1930

- Aquele que diz Sim, Aquele que diz Não (Der Jasager; Der Neinsager) 1929-30/1930-?

- A Decisão (Die Maßnahme) 1930/1930


- Santa Joana do Matadouros (Die heilige Johanna der Schlachthöfe) 1929-31/1959

- A Exceção e a Regra (Die Ausnahme und die Regel) 1930/1938


- A Mãe (Die Mutter) 1930-31/1932

- Kuhle Wampe (roteiro para cinema) 1931/1932

- Os Sete Pecados Capitais (Die sieben Todsünden der Kleinbürger) 1933/1933

- Cabeças Redondas, Cabeças Pontudas (Die Rundköpfe und die Spitzköpfe) 1931-34/1936

- Horácios e Curiácios (Die Horatier und die Kuriatier) 1933-34/1958

- Terror e Miséria no Terceiro Reich (Furcht und Elend des Dritten Reiches) 1935-38/1938

- Os Fuzis da Senhora Carrar (Die Gewehre der Frau Carrar) 1937/1937

- Galileo Galilei (Leben des Galilei) 1937-9/1943

- Quanto Custa o Ferro (Was kostet das Eisen?) 1939/1939

- (Dansen) 1939/?

- Mãe Coragem e seus Filhos (Mutter Courage und ihre Kinder) 1938-39/1941

- O Julgamento de Lucullus (Das Verhör des Lukullus) 1938-39/1940

- O Sr Puntila e seu criado Matti (Herr Puntila und sein Knecht Matti) 1940/1948

- A Boa Alma de Setsuan (Der gute Mensch von Sezuan) 1939-42/1943

- A Resistível Ascensão de Arturo Ui (Der aufhaltsame Aufstieg des Arturo Ui) 1941/1958

- Hangmen Also Die (roteiro cinema) 1942/1943

- As Visões de Simone Machard (Die Gesichte der Simone Machard ) 1942-43/1957

- Schweik na Segunda Guerra Mundial (Schweyk im Zweiten Weltkrieg) 1941-43/1957

- O Círculo de Giz Caucasiano (Der kaukasische Kreidekreis) 1943-45/1948

- Antígone (Die Antigone des Sophokles) 1947/1948

- Os Dias da Communa (Die Tage der Commune) 1948-49/1956

- The Tutor (Der Hofmeister) 1950/1950

- O Julgamento de Lucullus (Die Verurteilung des Lukullus) 1938-39/1951

- (Herrnburger Bericht) 1951/1951

- Coriolanus (Coriolan) 1951-53/1962

- O Julgamento de Joana D'Arc, 1431 (Der Prozess der Jeanne D'Arc zu Rouen, 1431) 1952/1952

- Turandot (Turandot oder Der Kongreß der Weißwäscher) 1953-54/1969

- Don Juan (Don Juan) 1952/1954

- Trumpetes e Tambores (Pauken und Trompeten) 1955/1955

*** 
Pesquisado nos sites:


.



Um comentário:

Marcela disse...

Quando será o próximo evento?