quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os tavernistas Romulo Narducci e Janaína da Cunha apóiam o Projeto Vira-latas

.


Os poetas e escritores tavernistas Romulo Narducci e Janaína da Cunha foram convidados pelos atores Bruno Araujo e Kim kamberlly para participarem do projeto Vira-latas Os Verdadeiros Cães de Raça.



O projeto teve o seu início com o livro homônimo, de Tiago Ferigoli, publicado pela editora Ediouro, no ano de 2009. O lançamento do livro "Vira-Latas Os Verdadeiros Cães de Raça", acabou agregando posteriormente diversas ações sobre o tema. Trata-se de um projeto pioneiro que visa atingir a todos os cidadãos, não tratando-se apenas de cães de rua mas, também, principalmente do homem, uma vez que a questão do abandono é resultado de uma política mal estruturada.


O objetivo principal do projeto, visa uma conscientização geral para que todos possam tornar a sua vida melhor e mais digna e desta forma minimizar quaisquer problemas que possam acontecer a sua volta, seja com os cães de rua, seja com o próximo.


A idéia do livro surgiu no início de 2008, quando o autor pretendia lançar apenas um livro de fotografia com a temática de animais de rua. Mas ao desenvolver o projeto, Tiago Ferigole sentiu a necessidade de acrescentar textos inteligentes junto às imagens, e a partir daí, com o advento da sua publicação o livro passou a ser mais do que uma obra sobre animais, tornou-se um veículo de conscentização social. A partir daí, criou-se uma equipe formada entre linguistas, criadores, veterinários, para desenvolver o projeto. O livro foi lançado em novembro de 2009 e encontra-se nas principais livrarias.


Das ações que surgiram a partir da idéia do livro de Tiago Ferigoli destacam-se, entre elas, um filme documentário longa metragem oficialmente publicado pela ANCINE, produzido por empresas como Pedigree e Influência Filmes, com o apoio de Danilo Gentili - em que são discutidos temas como o preconceito, abandono, sobrevivência e miscigenação de raça, através das analogias estabelecidas entre o ser humano e o cão - e a criação da coleção VL (Vira-Latas), idéia que teve a amiga do autor, Luciana Cortazio, ao conhecer os atores Bruno Araujo e Kim Kamberlly que aceitaram tirar fotos com uma camisa do projeto.


Os atores divulgaram a idéia e ainda convidaram vários amigos e colegas de trabalho para participarem da campanha, na qual as primeiras a abraçarem o projeto foram as autoras da novela Cordel Encantado, da Rede Globo, Thelma Guedes e Duca Rachid.


Hoje diversos artistas vestem a camisa do projeto, entre eles: Kim Kamberlly, Bruno Araujo, Thelma Guedes, Duca Rachid, Mouhamed Harfouch, Débora Olivieri, Edwin Luisi, Sylvia Massari, João Cunha, Keff Oliveira, Marcele Nogueira, Janaína da Cunha, Romulo Narducci, Munir Kanaan, Caio Souza, Evandro Miúdo, Gabriel Borges, Silvio Matos, Tiago Araujo, Paula Frascari, Camila Santanioni, Rodrigo Rosado, Silvana D’Lacoc, Emanuela Borges Grun, Henry Fiuka, Caio Manhente, Sofia Terra, Bernardo Simões e Bárbara Maia.


Até o final do ano será realizado um desfile com todos os artistas que aderiram ao projeto, para apresentar a grife das blusas e continuar promovendo a idéia inicial, mimetizando a moda com a conscentização social.


Para saber mais detalhes sobre o projeto, livro, filme, etc, acessem o site oficial e o facebook do Vira-Latas:



http://www.vira-latas.com/




http://www.facebook.com/OsViraLatas?ref=ts

.

Nenhum comentário: