quinta-feira, 26 de maio de 2011

Evento: Uma Noite na Taverna entre batuques, poesia africana lusófona e... Rock and Roll

.

Foi sem dúvidas um belíssimo evento o do dia 13 de maio. O Uma Noite na Taverna celebrou os 123 anos da abolição da escravatura com uma homenagem merecida a poesia lusófono-africana. um grande público compareceu ao SESC São Gonçalo para prestigiar a Taverna.


O evento teve cobertura do jovem repórter Romário Régis para o RJ Tv e a estréia oficial do clip de música Música de Calçada, da banda Expresso Lunar. No local a exposição do artista plástico Marcelo Rezende abrilhantou o Uma Noite na Taverna com suas obras de acrílico sobre tela, com uma técnica particular do jovem pintor (conforme fotos abaixo*).





O evento foi aberto com a homenagem aos poetas lusófonos-africanos com o poeta Rodrigo Santos que recitou os trabalhos dos poetas Julião Soares de Sousa (Guiné-Bissau), Carlos Cardoso (Moçambique), António Jacinto (Angola) e Viriato da Cruz (Angola).



Após o bardo tavernista, a atriz Carol Magalhães estreou como poeta emocionando o público com suas poesias.



Após apresentar seus poemas, Carol Magalhães apresentou o lançamento oficial do clipe musical Música de Calçada, da Expresso Lunar (confira no myspace da banda: http://www.myspace.com/expressolunar ).


Foi a vez do poeta Romulo Narducci recitar a arte poética dos luso-africanos. Romulo Narducci recitou os poetas José Craveirinha (Moçambique), Alda Lara (Angola), Mário Fonseca (Cabo Verde) e Agostinho Neto (Angola).



Após o escritor Júlio Ludemir, que apresentou ao público da Taverna o seu livro No Coração do Comando, o artista Marcelo Rezende falou um pouco sobre os seus trabalhos e as técnicas por ele desenvolvidas.


O poeta carioca, o veterano Laurent Gabriel, voltou depois de anos com tudo ao Uma Noite na Taverna, visceral e com textos que são como uma metralhadora poética, que mal dá tempo do público se recompor, o poeta arrancou muitos aplausos dos presentes.




Pakkatto encerrou as homenagens com estilo, com sua voz grave e marcante recitou os poetas Alda do Espírito Santo (São Tomé e Príncipe), Maria M. Margarido (São Tomé e Príncipe), Tomaz Vieira da Cruz (Angola) e Agostinho Neto (Angola).



Foi a vez de entra em cena o Rock and Roll pesado de Xande McLeite & Banda. Com um Hard Rock básico esbanjando técnica, o cantor mostrou ao público da Taverna suas letras cantadas em português. Um excelente show.




Os três tavernistas retornaram para recitar seus poemas autorais a começar pelo trovador, Pakkatto.


O poeta Romulo Narducci ao recitar um de seus poemas autorais com a temática sobre a escravidão teve a participação de Rodrigo Santos batendo um atabaque, a performance dos poetas foi muito aplaudida.



Rodrigo Santos foi o último tavernista a recitar, encerrando assim mais uma edição de sucesso do Uma Noite na Taverna.


Agradecimentos: Ao público presente, ao SESC São Gonçalo, Romário Régis e equipe do RJ Tv, Júlio Ludemir, Márcia Palmar e a todos que torceram pelo sucesso dessa edição. Evoé!

Fotos: Rodrigo Santos, Pakkatto, Eduardo H. Martins e Márcia Palmar.
.

Nenhum comentário: