domingo, 17 de outubro de 2010

Evento: Taverna em homenagem a Drummond com muita poesia, rebeldia e... magia!

.
Antes de tudo, é para constar registrado nesse nosso sítio o momento histórico para o Uma Noite na Taverna: o lançamento do primeiro romance do poeta tavernista Rodrigo Santos! Sim, um marco para a literatura que nada contra a corrente de Potters, Luas Novas, Paulos Coelhos e tantos chicletes lançados pelas grandes e médias editoras, que simplesmante desprezam a literatura com "L" maiúsculo. Afinal, hoje o que é literatura para as majors? Mágoa, romance de Rodrigo Santos foi editado e publicado pelo próprio poeta, que de forma independente custeou a obra e lançou exclusivamente em sua própria casa: a Taverna! Universo umbigo à parte - já que falamos de um membro de nossa própria casa, e merecidamente - damos os parabéns por tão brava atitude! Evoé, Bardo!
Rodrigo Santos autografou o seu romance antes e durante o evento e no início falou ao público um pouco de sua obra, destacando as dificuldades de ser um escritor em um país de "não-leitores". No detalhe, recebendo o poeta Rômulo de Sousa para mais um livro autógrafado.

Os poetas tavernistas iniciaram as homenagens ao grandioso Carlos Drummond de Andrade, intercalando com gravações de poemas recitados na própria voz do homenageado.

Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pakkatto recitaram das obras mais conhecidas do poeta até as mais obscuras, como a poesia erótica que Drummond produzia às escuras, por conta de sua timidez. O bardo Rodrigo foi o primeiro a abrir as homenagens.

Em seguida, Pakkatto falou do seu grande mestre recitando com devoção as poesias de Drummond.

O poeta Romulo Narducci encerrou as homenagens, recitou poemas conhecidos com Poema de Sete Faces e o obscuro A Puta .

A jovem poeta Lisa Stér Cöy retornou à Taverna e além de mostrar todo o seu talento com a poesia.


Lisa falou também de seu novo projeto, o site "Letra Exótica" (de arte e literatura erótica e terror) que edita.


A bela e jovem poeta Jéssica Hall, debutou com sua poesia maldita na Taverna.


Com suas influências do Mal do Século a jovem tavernista Jéssica Hall esbanjou rebeldia, sensualidade e polêmica com seus textos. Um começo já com muito estilo.


E não parou por aí, ainda estava por vir o elterizante Rodrigo Vieira. O poeta que produz textos geniais, teve o público em suas mãos, recitou vibrou e celebrou recebendo muitos com aplausos e evoés da platéia.


E não poedríamos deixar de lembrar que, segundo o poeta tavernista Vieira: "Mim não conjuga verbo!"


Encerrando com suas poesias autorais Romulo Narducci foi o primeiro tavernista a se apresentar. O poeta aproveitou a oportunidade e anunciou o lançamento de seu segundo livro de poesia na Taverna de novembro. O público aplaudiu a notícia.

Em seguida, o poeta Pakkatto entrou em ação com sua voz reverberante, finalizando o recital tavernista.

Um dos pontos culminantes dessa edição de Uma Noite na Taverna ainda estava por vir, mais uma vez através da manifestação do teatro. A montagem Medéia, pela Cia Quarto de Teatro com a atriz Nicolle Longobardi no papel principal, foi anunciada pelo ator e diretor do grupoe teatral Reynaldo Dutra.


O público da Taverna, foi pegado de surpresa com a entrada magnífica dos atores. Um clima denso já se estabelecia entre os presentes que eram encaminhados para uma sala onde a esquete iria acontecer. Um show de interpretação foi contemplado por todos os que assistiram à Medéia. A montagem foi adaptada especialmente para o evento, de um trecho da peça Chumbo Grosso apresentada pela Cia Quarto de Teatro no teatro do SESC São Gonçalo, em setembro.






Com o final da apresentação de Nicolle Longobardi e Cia Quarto de Teatro, mais uma edição do Uma Noite na Taverna se encerra com louvor. Aos presentes, a lembrança de um evento magnífico. Até a próxima! Evoé!

Fotos: Rico de Souza.

Agradecimentos: A todo o público, ao SESC São Gonçalo e Cia Quarto de Teatro.

.

2 comentários:

Michelle Sill disse...

Adoraria presenciar um encontro de vocês.
Poetabeijos

DAGC disse...

AHUAHUAHHAUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAH

Rindo demais aqui...