quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lançamento do livro de poesia Tudo Que Morre é Consumado, de Romulo Narducci.

.
No dia 12 de novembro, a partir das 19 horas, no evento Uma Noite na Taverna, o poeta Romulo Narducci estará lançando o seu segundo livro de poesia.
O livro reúne uma antologia de poemas produzidos pelo poeta desde que começou a escrever aos 14 anos de idade, influenciado primeiramente pela obra As Flores do Mal, de Charles Baudelaire. Com o tempo o poeta recebeu influências de diversos artistas do mal do século e de nomes consagrados da contracultura que fizeram parte da Beat Generation. Com isso, o poeta desenvolveu sua poesia com o mimetismo dos estilos que o influenciaram, que vêm reunidas da forma mais crua nesse volume.

Sobre a obra em questão, falou o poeta, amigo e companheiro de artes de Romulo, o bardo Rodrigo Santos em calorosa manifestação na comunidade do orkut de Uma Noite na Taverna:

"Bom, não é novidade para os integrantes desta comunidade que no próximo dia 12 de novembro o poeta Romulo Narducci estará lançando segundo livro de poesias, "Tudo que morre é consumado", no evento "Uma Noite na Taverna" em homenagem à Florbela Espanca.

Pois bem... Ser amigo de gigantes nos traz certos privilégios, e um deles foi o de poder ter em mãos ANTES de todos a referida obra.

"Tudo que morre é consumado" é um marco na poesia brasileira, e digo isso sem o menor comprometimento de amizade. Bem diagramado, bem FEITO, e com as excelentes poesias do Mestre Romulo Narducci, expoente máximo da poesia gonçalense - e brasileira.

A poesia brasileira sofreu um golpe muito pesado com a Semana de Arte Moderna, quando se instituiu um badauê generalizado, atribuindo o conceito de "arte" a qualquer produção. Os benefícios de inclusão social e quebra de paradigmas não são suficientes para compensar a erosão do Sublime, da beleza, no fazer poético.

De lá para cá, vários poetas se destacaram, a ferro e fogo. Mas tirando esses mestres de brilho próprio, muita merda foi - e É- produzida e chamada levianamente de poesia.

Romulo Narducci é um artesão da palavra, um poeta no sentido clássico - mesmo sabendo usar as benesses da liberdade formal, liberdade sem libertinagem literária, e seus poemas refletem a angústia e a dor emparelhadas com a delícia e o hedonismo em ser humano.

"Tudo que morre é consumado" foi pensado para ser um grande livro, e o é. Finca de vez a bandeira tavernista no cenário literário nacional, e nela tremula a flâmula do poeta Romulo Narducci.

Orgulhoso de, além de ser seu amigo, ser seu contemporâneo, só posso aplaudir: EVOÉ, ROMULO NARDUCCI!"



O livro Tudo Que Morre é Consumado estará sendo vendido em seu lançamento no evento Uma Noite na Taverna, por apenas R$ 20,00.

Curiosidades e informações sobre a obra:

www.tudoquemorre.blogspot.com

***

Um comentário:

Beatriz Peixoto disse...

Romulo leva muito a sério seu trabalho como escritor!
Eu o admiro muito!
E quero deixar aqui minhas humildes palavras, parabenizando-o pela sua obra tão bem elaborada e cuidadosamente consolidada.
Muito sucesso!
P A R A B É N S !!!