sábado, 23 de janeiro de 2010

Festa pela Arte! 6 Anos de Taverna!

A Taverna de aniverário começou numa tarde em que a ameaça de chuva fez com que o evento não fosse realizado na areninha do SESC, sendo redirecionado para o varandão, onde sempre tem acontecido, porém sem perder a magia que a tarde prometia. O evento começou quando o sol ainda reinava forte no céu, e ao contrário das previsões, não choveu uma gota sequer, fazendo com que muita gente comparecesse ao SESC São Gonçalo para prestigiar o 6º aniversário do Uma Noite na Taverna.

Os poetas Romulo Narducci e Rodrigo Santos não recitaram, mas comandaram a festa que teve muita música com Mário Big Dog e sua banda, Na Sala do Sino e Expresso Lunar; poesia com Pakkatto, Eduardo H. Martins, Michele de Oliveira, Fabiano Silmes, Lara Douéts e Wellington de Sousa e ainda, uma apresentação teatral magnífica de Reynaldo Dutra da Cia Quarto de Teatro.

A primeira atração do final de tarde foi da banda Mário Big Dog, que embalou o evento com sua musicalidade que mistura MPB, Hip Hop e Pop Rock.

O cantor mostrou bastante do seu trabalho com uma atenção especial para o lançamento do seu primeiro disco "Vagabundo Iluminado", que fez questão de brindar a Taverna com suas canções.

Pakkatto, "o terceiro tavernista" ou "o trovador solitário", como é carinhosamente apelidado pelos poetas da Taverna, foi o primeiro a declamar os seus versos.
Pakkatto recitou sua bela e forte poesia com sua voz marcante e reverberante, dando início ao 1º bloco de poetas do evento.

A jovem e prodigiosa poeta Lisa Stér Cöy deu prosseguimento com suas poesias autorais, recitando novos textos e poemas de seu livro "Sonhos, Amores e Ilusões...".

A poeta cativou os presentes com sua poesia bem escrita e sua performance corajosa ao abandonar o púlpito e encarar o público de perto.

O poeta Eduardo H. Martins recitou os seus poemas autorais fortemente influenciados pela poesia Romântica de seus grandes mestres, como Fernando Pessoa, por exemplo.


Um dos pontos fortes de sua apresentação foi a poesia de sua autoria "Nenhuma Puta me Satisfaz", com uma marca diferenciada de seus outros trabalhos, com uma marcação mais beatnik.


A bela poeta Michelle de Oliveira encerrou o 1º bloco de apresentação poética com sua poesia de texto expressivo, suave e sensual.


Após Michelle de Oliveira, o teatro ganhou o seu espaço merecido no Uma Noite na Taverna com a Cia Quarto de Teatro.

O ator Reynaldo Dutra deu um espetáculo ao reviver a cantora Carmen Miranda, trazendo uma prévia da performance em que realizou no final do ano passado numa exposição que comemorava os 100 anos da artista.

O ator contou através de sua performance, de uma forma descontraída e interagindo diretamente com o público, a trajetória da cantora desde o Cassino da Urca até o seu estrelato nos EUA e sua morte prématura.

Vale dizer que o ator Reynaldo Dutra foi aplaudido de pé por toda a Taverna.

Já ao cair da noite, a banda carioca Na Sala do Sino retornou ao palco do Uma Noite na Taverna, depois de mais de um ano, para apresentar ao público suas músicas novas e os hits de seu CD demo "Barriga das Flores".


A banda lembrou os seus 3 anos de trajetória e da primeira apresentação que fez na carreira, sendo esta no Uma Noite na Taverna, em 2007.


A poeta Lara Douéts, como já era de se esperar, encantou o público com sua poesia performática e marcante, abrindo o 2º bloco poético do evento tavernista.



Terminando sua série, Lara abriu caminho para mais dois poetas, os veteranos tavernistas Fabiano Silmes e Wellington de Sousa.


O poeta Fabiano Silmes deu uma prévia da poesia que estará em seu primeiro livro, chamado "Comida para Bicho Cabeça", que será lançado brevemente no Uma Noite na Taverna.

O poeta expôs toda sua vertente moderna com versos dinâmicos e bem elaborados. A poesia de Silmes é simplesmente genial e também agradou bastante aos expectadores da Taverna.


Wellington de Sousa, poeta e artista plástico, um dos artistas mais veteranos da cena gonçalense, entrou no palco e tomou conta do Uma Noite na Taverna. Performático, como é de sua índole artística, recitou seus poemas irônicos e conquistou a platéia.


Assim como Pakkatto e Fabiano Silmes, Wellington de Sousa é um dos artistas que vem se apresentando na Taverna desde o seu primeiro ano.


A banda Expresso Lunar fez as honras do fechamento dos 6 anos do evento. Na terceira vez que se apresentou na Taverna a Expresso Lunar fez uma apresentação memorável.


A banda encantou com suas músicas de belos arranjos e letras inspiradoras interpretadas pelos vocais de Leandro Ribeiro e Mabruca. Assim, encerrou mais uma edição de Uma Noite na Taverna, 6 anos de um evento que de sonho tornou-se concretizado pelo comparecimento em peso do público, desempenho dos artistas que a ele se dedicam e pelo apoio do SESC São Gonçalo, que recebe ao evento de braços abertos com carinho paciência e dedicação.

Ao público que sempre comparece, a todos os artistas que fazem parte da história dessa árdua trajetória, ao SESC São Gonçalo e sua equipe maravilhosa (desde o pessoal da faxina, aos vigilantes da portaria e à diretoria, em especial ao nosso amigo Ayres Filho) nossos sinceros e eternos agradecimentos! Que venham mais 6! Evoé!

Fotos: Eduardo Henrique, Beatriz Peixoto e Rodrigo Santos.

Um comentário:

Lorde Wenceslau disse...

Que venham mais quantos tiverem que ser! Evoé!!!