segunda-feira, 8 de abril de 2013

2° Coletivo da Poesia - Dia Nacional da Poesia

.
O Uma noite na Taverna em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo, realizou no dia 14 de março (Dia Nacional da Poesia), a partir das 10 horas da manhã, o 2° Coletivo da Poesia

Os poetas Rodrigo Santos e Romulo Narducci junto de outros poetas tavernistas e artistas da cidade saíram por São Gonçalo em vários ônibus em trajetos diversos para levar a poesia para mais de 350 passageiros que foram agraciados com a ação poética.

No time da poesia que tomou de assalto a cidade com textos autorais e de Vinícius de Morais, Augusto dos Anjos, Paulo Leminski, entre outros, estavam os poetas Rodrigo Santos, Luana Vasconcellos, Antonio Encarnação, Romulo Narducci, Maycon Arcanjo, Diego Guimarães, Edson Amaro, André Correia e Doia Hollanda (conforme foto abaixo). A tarde, juntou-se ao grupo a poeta e jornalista Carol Magalhães.    

Poetas e artistas da cidade na Casa de Cultura Villa Real, no Centro de São Gonçalo.
Na Praça de Nova Cidade, prontos para abordar mais um ônibus ma missão de popularizar a poesia.
A reação do público não foi muitas vezes imediata, no início algumas pessoas ficavam carrancudas ao verem 8 poetas uniformizados entrarem no coletivo e começarem a recitar poesia, falar de Uma Noite na Taverna, dos promissores artistas da cidade, de literatura, etc. Mas passados alguns minutos, todos já aplaudiam os poetas e se entregavam aos versos que eram recitados. Depois, alguns passageiros chegavam a falar para o grupo que aquela era uma iniciativa que poderia acontecer sempre. 

O poeta Rodrigo Santos em ação.
O time de poetas que encantou os passageiros de várias linhas da cidade no Dia Nacional da Poesia.
É o segundo ano do projeto, idealizado pelo poeta tavernista Rodrigo Santos, em parceria com André Correia (gestor de cultura e artista da cidade). No ano de 2012 o Coletivo da Poesia foi realizado em Alcântara (pela manhã) e Centro de São Gonçalo (à tarde). A ideia inicial era que fosse realmente nos ônibus, mas naquele ano o grupo não teve tempo de conseguir o apoio necessário para que a ação ocorresse como o desejado.

Nesse ano de 2013, tudo correu como o desejado e os poetas fizeram valer o projeto original. 

Diego Guimarães mostrou com o Hip Hop toda a criatividade de suas rimas e improvisos.

Maycon Arcanjo soltou a língua em prol da poesia.
Dóia Holanda não fez diferente, performático, recitou sua poesia autoral.
A jornalista e poeta Carol Magalhães juntou-se ao grupo na 2ª etapa e também mandou o seu recado.

Foram 4 coletivos de manhã e 4 à tarde, com pausa somente para o almoço no restaurante Sintonia Fina, que apoiou o grupo com uma formidável refeição. O resultado final foi surpreendente, passageiros, motoristas e cobradores manifestaram um apoio incrível aos poetas. Num momento, um simples transporte coletivo, se transformava em palco da literatura, e passageiros em expectadores.

"A experiência de estar em contato direto com o público, ainda mais num ambiente comum da rotina do dia a dia, é sensacional. É o que costumamos pregar no Uma Noite na Taverna: a arte não é para iniciados, doutores ou intelectuais, é para todos, é para o público em geral", afirma o poeta Rodrigo Santos.


Missão cumprida, agora é esperar 2013! Evoé!

Fotos: divulgação.
.

Nenhum comentário: