quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma Noite na Taverna com a poética de Bob Dylan

.
Estamos de volta (mesmo) com o Manifesto Tavernista! E para carimbar esse retorno, fechando o ano com chave de ouro (aguardem a retrospectiva tavernista em breve), nada melhor do que um evento em homenagem ao mestre dos mestres. Falamos do Sr. Robert Allen Zimmermman, ou melhor, Bob Dylan.

A escolha do pseudônimo se deu pela paixão do músico e poeta pela literatura. O fascínio pela poesia e pela prosa do inglês Dylan Thomas foi tão marcante para o jovem menino de Minnesota, que este aderiu em seu nome artístico a alcunha que o tornou conhecido no mundo inteiro.

Nascido no dia 24 de maio de 1941, Bob Dylan teve a arte em sua vida de forma precoce, aos 10 anos de idade já escrevia os seus primeiros poemas, e ainda adolescente aprendeu a tocar guitarra e piano sozinho. Montou grupos de Rock imitando Little Richard e Buddy Holly. Mas foi na Universidade de Minesotta que ele se entregou de coração e alma para a Folk Music, após ter contato com a obra do cantor Woody Guthrie, a quem teve a oportunidade de conhecer pessoalmente em 1961, quando se mudou para Nova Iorque. Esse período foi fundamental para uma virada na carreira do então jovem artista. Dylan, a partir desse ano começou a tocar em vários clubes do Greenwich Village, e após uma apresentação no Gerde's Folk City chamou a atenção de um jornalista de nome Robert Shelton, lhe garantindo uma excelente resenha no The New York Times. Em seguida, após uma participação no terceiro disco de Carolyn Hester, no qual tocou harmônica, teve garantido o seu passaporte para a  Columbia Records.

A sua obra musical é rica em elementos Folk, Blues, Gospel em seus breves flertes com instrumentos que trazem sutilmente variações do jazz. As temáticas de suas composições variam ao longo de sua carreira do tradicional Folk, músicas de protestos, passando por um breve período pela Gospel Music (quando se converteu ao cristianismo em 1977, após o seu divórcio) e temas místicos. Após a fase gospel no qual Bob Dylan havia se afiliado a uma igreja, em 1983 abandona o cristianismo e lança o disco "Infidels", voltando à sua tônica anterior. 

Ao longo de sua carreira, Bob Dylan teve inúmeros parceiros e projetos paralelos à sua música. No início de sua carreira, destaque para a amizade com a cantora Folk Joan Baez que em seus discos sempre trazia músicas de Bob Dylan, tendo ainda várias parcerias em seus shows.

Joan Baez e Bob Dylan.
Dylan também se embrenhou pela literatura após conhecer o movimento Beatnik e firmou uma eterna amizade com o poeta Allen Ginsberg. Foi quando a sua obra sofreu influências do movimento, ganhando a força dos protestos que começavam a ecoar naquela geração que mudou de forma expressiva, o modo da sociedade viver e se comportar.

Amizade eterna: Bob Dylan e Allen Ginsberg.
Como escritor, Bob Dylan, em 1966, escreveu o livro Tarântula, publicado somente em 1971. O livro só foi publicado no Brasil em 1986 pela editora Brasiliense (Coleção Circo de Letras). O artista também pinta e desenha, tendo lançado um livro de desenhos em 1994, chamado de "Drawn Blank". Fez a sua primeira exposição chamada "The Drawn Blank Series" no museu Kunstsammlungen, na Alemanha, entre outubro de 2007 e fevereiro de 2008, com 175 aquarelas e guaches.

Bob Dylan e Patti Smith.
 No início dos anos 90, já consagrado como ícone da música mundial, o poeta resolveu dar uma "parada" na sua carreira. Foi quando fez um balanço de seus 30 anos de carreira, mas não se manteve muito tempo longe dos palcos. Voltou a gravar Folk tradicional e acústico sem importar-se com o apelo do gênero musical da época. 


Hoje, Bob Dylan ainda na ativa, realiza shows com bastante público onde toca seus principais sucessos. Sem dúvidas de que é um artista que revolucionou a música, na arte de se compor canções, mostrando ao mundo os problemas sociais do dia a dia e as suas viagens poéticas de paz, amor, paixões e liberdade. Bob Dylan tem uma carreira lendária que influenciou mestres da música contemporânea. Pois ele é o mestre dos mestres. Evoé!


Amanhã 14/12, a partir das 19 horas, com entrada franca no SESC São Gonçalo, no Uma Noite na Taverna, o último evento do ano de 2012, os poetas tavernistas Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pakkatto, estarão celebrando a poética das canções de Bob Dylan. O evento contará ainda com a participação dos poetas Fabiano Silmes (que também estará com a exposição "A Estática do Caos"), Thais Martins e Allan Dayvidson. O evento conta ainda com as performances de dança da Cia de Dança Espaço Attitude Cia de Dança Contemporânea.

Ainda: Você pode doar ou trocar um livro com os amigos do projeto Recicla Leitores!

Contamos com a presença de todos! Evoé!

Site Oficial de Bob Dylan:


. 

Nenhum comentário: