quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nefer, A Guardiã de Ísis

.
Bastet Nefer Zareen é o nome usado como dançarina pela poeta e escritora Nana B., que já esteve lançando seu livro de poesias no Uma Noite na Taverna. Bastet mergulha de corpo e alma na dança, prometendo surpreender ao público da Taverna com a performance "Nefer, A Guardiã de Ísis", que escolheu dentre seus muitos números de dança especialmente para o evento de amanhã, que acontecerá a partir das 19 horas, no SESC São Gonçalo, com entrada franca!


BASTET NEFER ZAREEN por ela mesma



"Comecei minha trajetória na dança do ventre há 4 anos atrás quando eu estava perdida da minha identidade feminina, sem saber quem eu era. E com a dança as lições da minha professora, Vanessa Costa, aprendi que a disciplina e a dedicação eram o que eu precisava, para despertar e retomar minha consciência feminina.


Aprendi que a dança do ventre não é feita apenas de trejeitos e sorrisos, de requebrados e shimmies. Mas sim, de dedicação, entrega, suor, estudo e muita disciplina! Através de seus movimentos, devem contar a pintura da ancestralidade dos povos, estampados na moldura de seus corpos ondulantes, traduzindo em movimento e beleza, com a graça e dignidade devidas, a sutileza das músicas que remontam tempos imemoriais.



Não basta deter a técnica, ter os trajes mais ricos, exibir-se em eventos luxuosos, se na alma da bailarina não pulsar o Amor que transcende corpo e alma, sem inveja, ou mesquinhez. Que fala através do sorriso farto, sincero e da linguagem, que só o corpo de uma "Bailarina Sacerdotisa" sabe demnostrar quando dança.


A bailarina do ventre é muito mais do que uma mera dançarina. Representa as sacerdotisas que eram responsáveis pela evocação dos deuses, nos templos do Egito dos Faraós. Aprendi com inúmeros professores, mas minas maiores inspirações são alguns mestres. E cada um desses experts em seus estilos. Mestres pelos quais nutro o maior respeito. Dentre eles: Anthar Lacerda (Mestre de folclore árabe), Rhada Naschpitz (Mestra Gipsy Dark Tribal), e Khalida Zareen (Mestra na técnica de véu wings) e minha madrinha, mais do que minha professora. Ela é a minha maior inspiração na dança do ventre no Brasil.




Assim eu danço e honro as Deusas que inspiram a arte que amo e respeito."


Nenhum comentário: