segunda-feira, 19 de julho de 2010

Evento: Homenagem a Vinícius recheada com diversas vertentes da arte!

.
Foi assim: teve a Bossa Nova e a poesia de Vinícius de Moraes, Rock and Roll, dança, teatro, performance poética com carne crua, poesia high-tech, exposição de desenhos, entrevista para a imprensa, vinho e... caldo verde!
Espere! Não faz jus que o evento do dia 09 de julho que foi tão belo e atmosférico tenha tão enxugado resumo! A Taverna trouxe ao público, que se fez presente no SESC São Gonçalo, variadas vertentes da arte a começar pela exposição "Namorados" da ilustradora niteroiense Bianca Tupinambá, que ornamentou com a beleza e a suavidade de seus traços o ambiente da Taverna.

De forma diferente das outras edições que já aconceram durante essa temporada, o recital da Taverna iniciou de forma inovada, a voz de Vinívius ecoou com dois belos poemas e na sequência entrou em cena Camila Mira e Monique Ribeiro que executaram uma belíssima performance de dança ao som da música Falando de Amor, do poetinha.

As lindas bailarinas esbanjaram graça e leveza na execução da performance.


Após a dança, os poetas residentes Rodrigo Santos e Romulo Narducci iniciaram a homenagem poética a Vinícius de Moraes. O bardo tavernista Rodrigo Santos abriu o tributo com louvor.


O poeta Romulo Narducci seguiu com as homenagens. O marcante do evento foi o fato de que os poetas tavernistas decidiram recitar poemas de Vinícius de Moraes não tão conhecidos do grande público. O que valorizou bastante a homenagem que fugiu dos textos, que de tão ouvidos nas salas de aula, tornaram-se clichês. Nesse caso, a poesia foi mostrada com o brilho da arte, pura e simplesmente.



Um lamento ecoava de algum lugar na Taverna, antes mesmo do poeta Romulo Narducci encerrar as homenagens e eis que tomada a cena de assalto, surge Suzanne Moares em sua performance "Vermelho-sangue".

A poeta e atriz (da Oficina Corpo Expressivo, da Cia Quarto de Teatro) apresentou uma performance poética forte e intrigante, com doses de tensões e realismo, surpreendendo o público ao contracenar com carne crua.

A personagem encarnada por Suzanne Morares declarou amor e ódio a todos, retalhou pedaços da roupa e saiu de cena como entrou, com um uivo de desespero.
O trovador tavernista Pakkatto foi o próximo a se apresentar. Inovando e abusando da tecnologia, Pakkatto recitou com a ajuda de seu "controle remoto", e propôs um recital hightech, com fundos musicais e ecos de poemas gravados por ele que contrastaram com sua voz grave ao vivo.



Após o "off" de Pakkatto em seu maravilhoso "controle remoto" poético é hora do teatro reger o Uma Noite na Taverna. Em cena o ator Tiago Atzevedo e a atriz Andréia Bernadete apresentaram a esquete "E Por Falar em Pierrot", de Gabriela Slovick, com a direção de Sérgio Santal.



Gilber T e sua banda entraram no palco da Taverna e mostraram o um Rock Brasil esbanjando muita técnica com letras e canções formidáveis.

Na ocasião Gilber T lançou o seu novo CD "Eu Não Vou Morrer Hoje", que gravou pelo selo da Tomba Records, de Niterói.

Foi um show de muita energia, com muito vistuosismo, que o público curtiu bastante.


Após Gilber T não deixar pedra sobre pedra na Taverna, os poetas Rodrigo Santos e Romulo Narducci retornam ao púlpito para declamar seus poemas autorais. Destaque para a ironia de Rodrigo Santos ao declamar seu poema "Vilipêndio a Vinícius" (que se encontra no Blog Evoé: http://www.evoetaverna.blogspot.com/) que arrancou boas risadas da platéia.


Romulo Narducci apostou em poemas mais românticos e os poetas se despediram do público, anunciando a próxima Taverna em homenagem à Sociedade Epicuréia!


Ah, sim! Ainda teve o vinho (servido pelas mãos dos próprios poetas)...


... e o caldo verde!


Agradecimentos: Ao público sempre presente (já virou bordão), ao SESC pela brava e valorosa parceria de sempre (outro bordão), à "tia" do caldo verde, a jornalista Luana do jornal O Extra (que nos achou na internet e se interessou em cobrir o evento para uma matéria), a Laurinho e Ana (companheiros de anos) e aos artistas que mais uma vez abrilhantaram o Uma Noite na Taverna! Evoé!
.

2 comentários:

Bardo disse...

Excelente Taverna! Música FODA - viciante o CD do Gilber T, quem não comprou, perdeu!, bastante teatro, e PO-PO-PO-PO-POESIA!!!!

Evoé!

Poemista disse...

Fantastico
pena eu não poder estar num congresso e na Taverna ao mesmo tempo!
mas fico muito feliz pela felicidade de todos nessa Edição especialissima!
e quem venham muitas outras assim pra Coroar o trabalho ,
o talento,autenticidade,coragem,ousadia e a dedicação dos Tavernistas!

aplausos
Hannar!