quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dez anos na pista!


E foi assim. Há pouco mais de dez anos, dois poetas da cidade de São Gonçalo se conheceram e tiveram a ideia de fazer um evento de poesia na cidade. Veja bem, não era comum isso - principalmente nesta cidade, já havia muito tempo que a cena agonizava, tossindo seus estertores em bares e eventos isolados e esporádicos. Daí os dois, Rodrigo Santos e Romulo Narducci, vêm com essa? Tinha tudo para dar errado, era o que diziam as marias (e mesmo alguns artistas).


O foco principal, desde o início, era que existisse um lugar onde os artistas pudessem mostrar seus trabalhos, e que a Arte protagonizasse, não os egos. "Uma Noite na Taverna é o evento que eu gostaria de ver quando eu tinha 13, 14 anos e escrevia poemas sem nem saber que isso poderia ser levado à sério. Queria ter visto caras velhos como eu fazendo isso, e ter a certeza de que eu não era estranho sozinho", diz Rodrigo Santos. Dez anos de eventos mensais ininterruptos, e GRATUITOS. "A Arte é para todo mundo, basta que seja apresentada. Não tem essa de arte para intelectuais, a arte fala para a alma, e isso todo mundo tem", completa Romulo Narducci.


E deu certo. Aprendendo a nadar bebendo água, os tavernistas carregaram mesas e cadeiras, arrumaram som emprestado, colocaram amigos para trabalhar; foram desacreditados, ridicularizados e hostilizados, mas neste sábado, Uma Noite na Taverna completa DEZ ANOS de existência, consolidando um ponto de resistência importante para a arte, dando visibilidade (principalmente) à POESIA, trazendo-a para além das estantes empoeiradas.



É esse o clima da celebração de sábado, uma festa para a POESIA, que venceu todas as barreiras e hoje coloca o Uma Noite na Taverna como um dos eventos ininterruptos mais importantes do Estado, que levou o nome da cidade de São Gonçalo para além do Barreto, e angariou o respeito de quase todos que fazem cultura por estas plagas. Venham bater as taças de vinho e gritar conosco a saudação emprestada à Dioniso que já virou marca entre os Tavernistas:

EVOÉ!


SERVIÇO:

UMA NOITE NA TAVERNA: DEZ ANOS DE POESIA
DATA: SÁBADO, 4 DE JANEIRO
LOCAL: SESC SÃO GONÇALO
HORÁRIO: 17h
ENTRADA FRANCA!

Para maiores informações:

- Texto de Rodrigo Santos sobre a Taverna no site da Agência Papagoiaba:

- Curta nossa página no Facebook!



Um comentário:

Antonio Cabral Filho disse...

Anotem aí, eu sou o 157!