quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Evento: 9 Anos de Uma Noite na Taverna

.
Fazer poesia não é fácil. Ainda mais um evento de poesia. Hoje, no estado do Rio de Janeiro há uma grande quantidade de manifestações artísticas, eventos multiculturais onde a poesia é o "carro-chefe", cedendo espaço para a música e muitas outras vertentes da arte. Porém, há mais ou menos 10, 15 anos atrás a história era outra. Os eventos de poesia quando existiam eram marginais, não tinham a força nem a atenção da grande mídia. Na zona sul do Rio havia o CEP 20.000, em Niterói o Um Brinde a Poesia, nadando contra a correnteza e de resto, poetas e músicos se reuniam em bares para apresentarem os seus trabalhos.

Foi numa época em que fazer poesia ainda era coisa de gente outsider, cult, ou marginal, num lugar onde há 10 anos não havia um evento de poesia com a periodicidade mensal, ao menos, que nasceu o Uma Noite na Taverna. São Gonçalo é cidade dormitório por natureza errônea, pois possui um grande número de artistas de qualidade: músicos, poetas, artistas plásticos, artesãos, atores e por aí vai. Desacreditada a Taverna deu seu pontapé inicial no restaurante do SESC São Gonçalo com divulgação escassa, quando a internet ainda não fazia o papel que hoje faz, era no corpo a corpo, panfletos fotocopiados e boca a boca. A primeira edição colocou no SESC uma média de 80 pessoas. E daí em diante, durante 9 anos, o evento vem provando, através de todas as dificuldades, que São Gonçalo é sim uma cidade cultural.

No dia 19 de janeiro aconteceu o evento especial de 9 anos de Uma Noite na Taverna, no local onde o evento nasceu e por anos se tornou morada desta, SESC São Gonçalo. Duas bandas (Expresso Lunar e Allen Jerônimo & Rave de Raiz) dividiram o palco da Taverna para apresentações memoráveis, a belíssima exposição da artista plástica Patty Silva e vários poetas celebraram a data especial nos brindando com muita poesia.

Os tavernistas residentes iniciaram o evento, agradeceram ao público que sempre fez perpetuar a vida do Uma Noite na Taverna comparecendo em grande número e falaram da importância da poesia como arte no dia a dia das pessoas. Seu Antônio (da livraria Guttemberg) foi o primeiro a recitar e coroou a Taverna com suas belíssimas interpretações de Fernando Pessoa e José Régio. Depois, muita poesia e música para festejar. Vejam alguns momentos:

Pakkatto, Rodrigo Santos e Romulo Narducci iniciam a festa. (foto: Re Soares)

Seu Antônio da livraria Guttemberg (excelente intérprete dos bardos portugueses)

O público (sempre presente nas edições do evento)

As obras de Patty Silva expostas no aniversário da Taverna (foto: Patty Silva)

O poeta tavernista Ricardo Jordan Sirieira

Público sempre atento aos versos dos poetas.

Antônio Encarnação e sua performance poética.

O poeta Allan Dayvidson e mais arte da Patty Silva no detalhe ao fundo.

A poeta tavernista Luana Vasconcellos.

Alguns poetas recitaram pela primeira vez na Taverna.

Sérgio Trindade.

O casal Aline e Alex, parceiros do Projeto Recicla Leitores.

Gabriel Serrano.

O poeta performático Anísio Aguilar.

A poeta tavernista Sandra Fuentes.

A poeta Lucília Dowslley idealizadora do Um Brinde à Poesia.


Os parceiros da Flupp Pensa também compareceram no aniversário da Taverna. O Festival Literário das UPP's, o qual os poetas tavernistas também fizeram parte, distribuíram 50 livros do projeto no evento.

O fluppenseiro Márcio Januário.

A fluppenseira Maria Inez.

Yolanda Soares da Flupp Pensa, dando o seu recado com a poesia.

Leilane Brito da Flupp Pensa.

O escritor e idealizador da Flupp Pensa Julio Ludemir.
Projeto Recicla Leitores, exemplo de luta pela formação de amantes da literatura.

Allen Jerônimo & Rave de Raiz
O encerramento da festa se deu com a apresentação musical de Allen Jerônimo e Rave de Raiz, excelente banda com influência da música nordestina.

Mais um ano para a Taverna, e que venham outros, porque "Taverna Omnia Vincit"! Evoé!
.

Um comentário:

Marcio Rufino disse...

Evoé amados tavernistas,

Parabéns pela luta e pela vitória. Nos anos 1990 só existia o cep 20000 na Zona Sul. Que bom saber que hoje somos muitos, somos vários e estamos em toda parte. Na zona norte, na zona oeste, na Baixada Fluminense. Faço parte do coletivo Pó de Poesia. E com certeza terei a honra de estar no próximo Uma noite na taverna. Amei o blog e quero que me dêem o praer de vossas presenças em http://emaranhadorufiniano.blogspot.com
e
http://po-de-poesia.blogspot.com

Abrçs. Estamos juntos e misturados!!!