terça-feira, 1 de novembro de 2011

Evento: A poesia de Dante no Uma Noite na Taverna para um grande público presente!

.

Uma média de 100 pessoas, ou mais, compareceram à última edição do Uma Noite na Taverna em que a poesia de Dante Alighieri foi homenageada. Um evento belíssimo que deixou um clima tenso no ar por conta das performances dos artistas residentes e convidados. A poesia de Dante teve o seu auge na declamação dos poetas residentes Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pakkatto, uma apresentação teatral de uma leitura contemporânea da Divina Comédia com a Cia Oficina Social de Teatro, além de uma exposição projetada das obras de Bouregueau, Doré, Delacriox, Michelino e Blake. Sem falar que a abertura do evento com um vídeo com as ilustrações de Gustave Doré da Divina Comédia, com intercessões de imagens que abalaram o mundo ao som de Carmina Burana, Joy Division e Cavalgada das Valquírias foi de tirar o fôlego.


Os poetas residentes deram início ao recital lendo trechos da Divina Comédia e alguns sonetos de Dante.








O evento teve seguimento com a poesia do estreante Maycon Luiz Kopke, que mostrou uma poesia bem escrita com influências do romantismo. O poeta deu muito bem o seu recado em sua primeira apresentação na Taverna.



Bruna Jardim, nossa prata da casa - podemos dizer assim -, é uma poeta que cresceu junto com o tavernismo, pois recitou no Uma Noite na Taverna no segundo ano do evento, quando ainda era adolescente. A poesia de Bruna Jardim é a pura síntese do tavernismo, influências de poetas do mal do século, porém com a visão da experiência já consolidada, do que já fora consumido, longe do platônico desejo não realizado cantado pelos poetas românticos.




Chegava a hora do horripilante Mensageiro Obscuro no papel do Fantasma! Sua poesia com influências Ultra-românticas e sua performance deram um brilho especial ao evento.





Era a vez do teatro! A Cia Oficina Social de Teatro encenou uma esquete teatral que era uma "Leitura Contemporânea da Divina Comédia".






Após a esquete teatral os poetas Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pakkatto encerraram o evento com seus poemas autorais. Destaque para a performance de Rodrigo Santos que recitou um poema caracterizado de Exu.






Fotos: Eduardo H. Martins.


.

Nenhum comentário: