segunda-feira, 24 de maio de 2010

Evento: Uma Noite na Taverna sob a sombra de Edgar Allan Poe!

.

Início de Taverna, o público na penumbra (Foto: Divulgação).

Os tavernistas, Rodrigo Santos e Romulo Narducci (Foto: M & C Fotografia).
Foi um evento memorável, sem dúvidas! Depois de seis anos de Taverna, enfim, uma justa homenagem ao mestre Edgar Allan Poe. A 81ª edição do Uma Noite na Taverna teve início com um clima todo especial dado pela poesia sombria do mestre do terror e do suspense. Poesia e música foram as vertentes da arte que tiveram presença nessa edição, e ainda o evento foi coberto pelo pessoal do Blog do Lerê, que tiraram fotos, filmaram e fizeram uma matéria bacana sobre o nosso evento (ver no endereço do blog ao final dessa matéria).

O Bardo Rodrigo Santos (Foto: M & C Fotografia).

o evento teve o seu início tradicional, com a apresentação dos poetas Rodrigo Santos e Romulo Narducci, que recitaram a obra de Edgar Allan Poe. O bardo Rodrigo Santos foi o primeiro a dar início às homenagens. O poeta Romulo Narducci prosseguiu com o recital das obras de Poe abrindo caminho para a apresentação do poeta Wenceslau Teodoro, que apresentou sua excelente poesia influenciada pelo ultra-romantismo e pelas manifestações goticistas na arte. Sua poesia agradou bastante o público da Taverna.


O poeta Wenceslau Teodoro, das sombras da Taverna... (Foto: Divulgação)


...à luz de sua poesia (Foto: Divulgação).

A jovem, muito jovem, poeta Bianca Lorena debutou na poesia praticamente antes mesmo de debutar para a vida. Com apenas 14 anos, mostrou que talento não tem idade, além de poeta é aspirante à artista plástica, aluna da artista plástica Tatiana Pailos, e estuda teatro com a Cia Quarto de Teatro.

O talento não tem idade, Bianca Lorena no clima de penumbra da Taverna (Foto: M & C fotografia).


A jovem poeta Bianca Lorena recita seus versos (Foto: Divulgação).

Vindo de São Paulo, depois de mais uma estadia no Rio, o poeta Pedro Tostes volta depois de cinco longos anos ao Uma Noite na Taverna com o seu segundo livro de poesia Descaminhar. Pedro Tostes recitou apaixonadamente sua poesia, autografou o seu livro e encantou o público com seu talento e sua carisma ímpar. Após o evento se aventurou pela boemia de São Gonçalo com os amigos poetas tavernistas, em comemoração ao reencontro... Mas essa é uma outra história.


Pedro Tostes de volta à Taverna, autografando seu novo livro (Foto: M & C Fotografia).


O poeta Pedro Tostes no seu devido lugar: recitando e encantando com sua poesia (Foto: Divulgação).


A carisma incontestável do poeta Pedro Tostes (Foto: M & C Fotografia).

A atração musical da noite ficou a cargo do excelente Márcio de Castro e sua banda. Para superar alguns problemas técnicos do som, Márcio teve que abdicar de sua tradicinal guitarra e com violão em punho fez uma releitura mais acústica de suas canções. Porém, nada que tirasse o brilho de suas músicas, que normalmente mais agitadas, com muito punch, tiveram um clima mais intimista.

Márcio de Castro e sua banda (Foto: M & C Fotografia).


As belas canções de Márcio de Castro em versão mais intimista (Foto: M & C Fotografia).


Márcio de Castro em ação com sua banda (Foto: Divulgação).

Para finalizar o evento, os poetas Rodrigo Santos e Romulo Narducci, retornaram ao púlpito para recitarem os poemas de suas autorias. Rodrigo Santos foi o primeiro a recitar suas poesias belas e malditas, inspiradas em seus mestres do Romantismo, como sempre dominando o palco e encantando o público da Taverna.


O bardo e o público: magia (Foto: Divulgação).

E seguida, o poeta Romulo Narducci surpreendeu com uma performance ao recitar o seu poema O Homem e o Túmulo, usando uma máscara de caveira e recitando os seus versos com um ar de ironia. Apesar do peso tenso de seu poema, a sua performance arrancou risos da platéia, sendo muito aplaudido.


Romulo Narducci em sua performance (Foto: M & C Fotografia).


Romulo Narducci: ironia ao clichê (Foto: M & C Fotografia).

Encerrando com mais Uma Noite na Taverna, os poetas Rodrigo Santos e Romulo Narducci encerram o evento com mais uma homenagem a Edgar Allan Poe, recitando o clássico O Corvo, na tradução de Fernando Pessoa.


Os tavernistas recitam O Corvo (Foto: M & C Fotografia).

Após o evento os poetas tavernistas celebraram o reencontro com o amigo, o poeta Pedro Tostes na noite de São Gonçalo.


Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Pedro Tostes, reencontro dos poetas boêmios (foto Divulgação).

Agradecimentos:

Renata Maria (Mistic produções)

M & C Fotografia.

http://www.mecfotografia.blogspot.com/

Vejam a matéria sobre o Uma Noite na Taverna feita pelo Blog do Lerê:

http://blogdolere.blogspot.com/

.

Nenhum comentário: