segunda-feira, 19 de abril de 2010

Evento: Uma Noite na Taverna com a poesia de Emiliano Perneta mostrou o verdadeiro papel da arte!

.
Foi uma semana difícil. Põe difícil nisso! O estado estava em situação de calamidade pública. Choveu por uma semana inteira, causando várias catástrofes com mortes no município de São Gonçalo, sofrendo também Niterói, Itaboraí, Rio de Janeiro e outras localidades com a chuva incessante. Até a noite anterior à realização da Taverna, no dia 08/04, ainda chovia e a previsão para o dia do evento era de mais chuva para a sexta-feira. Ficamos numa situação difícil. Não pela chuva atrapalhar o evento, mas sim pela tristeza que muitos passavam por perder tudo, desde suas casas a parentes e amigos. Chegamos à hipótese de adiarmos para a semana seguinte, mas dentro de um pensamento mais racional concluímos que haveria sim o Uma Noite na Taverna. Pensamos no verdadeiro papel da arte, inclusive em momentos como o que passamos, de que seria hipocrisia se adiássemos o evento. O que amenizaria na situação? Muito pelo contrário, recebemos o apoio de alguns frequentadores que se manifestaram no interesse de que o evento ocorresse. Pois uma noite de poesia seria como um atenuante para amenizar a dor daquele momento. Então, partindo desse princípio, houve Taverna e o público mais uma vez surpreendeu comparecendo em grande número, mostrando que a arte tem sua força.

Tudo correndo perfeitamente bem na realização do evento, o Uma Noite na Taverna que homenageou o poeta paranaense Emiliano Perneta, desconhecido do grande público, além da poesia com os poetas Rodrigo Santos, Romulo Narducci, Andreson Lacerda e as esterantes Kel Lestat e Jhenifer Ramos, teve dança do ventre com a Cia Farirah e uma esquete teatral com o ator Édipo Ferreira.

Os poetas Rodrigo Santos e Romulo Narducci iniciaram juntos com a polêmica poesia Canção do Inferno, que mostra uma vertente profunda da fase simbolista do poeta paranaense. Depois os poetas seguiram as homenagens surpreendendo o público com os poemas de Emiliano Perneta, que agradou bastante a todos.



A Cia de dança do ventre Farirah, que já se apresentou anteriormente na Taverna apresentou diversas performances durante o evento, intercalando entre as demais programações. A dançarinas deram um espetáculo!






O poeta Anderson Lacerda retornou ao evento e declamou seus poemas autorais, que possuem versos expressivos carregados de muito sentimento.



As jovem poeta Kel Lestat recitou pela primeira vez no evento mostrando a sua poesia autoral com talento.



A também estreante Jhenifer Ramos apresentou sua poesia, bem escrita, porém deixou um pouco que o nervosismo tomasse conta de seu debute como poeta, o que costuma ser normal para a primeira vez na frente de um grande público.


Após a poesia, o ator Édipo Ferreira, apresentou a esquete "Radamés", interagindo e divertindo bastante o público, com um texto de sua criação juntamente com Fernando Porto. O texto trouxe à tona a questão da negritude no Brasil, abordando temas sobre a cultura negra e o preconceito racial.



Finalizando, como já é de praxe, os poetas tavernistas residentes recitaram os seus poemas autorais. Romulo Narducci e Rodrigo Santos, na sequência, encerraram mais um evento, com a satisfação de que mais uma vez a arte foi celebrada!



.
Fotos: Eduardo Henrique Martins, Rodrigo Santos e Romulo Narducci.
.

Nenhum comentário: