sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma Noite na Taverna com a poesia de Octavio Paz

.

Hoje, a partir das 19 horas, no SESC São Gonçalo, pela primeira vez no Uma Noite na Taverna, os poetas Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Henrique Pakkatto irão fazer a leitura dos belíssimos poemas do poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz.

E mais: poesia com Osmar Filho, Sandra Fuentes e Nana B. e teatro com o Grupo da FAETEC Barreto apresentando a esquete "Maria Farrar".

Entrada SEMPRE Grátis!

BIOGRAFIA


Octavio Paz Lozano (Cidade do México, 31 de março de 1914 - Cidade do México, 19 de abril de 1998) poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano, notabilizado, principalmente, por seu trabalho prático e teórico no campo da poesia moderna ou de vanguarda. Recebeu o Nobel de Literatura em 1990. 

Escritor prolífico cuja obra abarcou vários gêneros, é considerado um dos maiores escritores do século XX e um dos grandes poetas hispânicos de todos os tempos.


Passou a infância nos EUA, acompanhando a família. De volta ao seu país, estudou direito na Universidade Nacional Autônoma do México. Cursou também especialização em literatura. Morou na Espanha, onde conviveu com diversos intelectuais. Viveu também em Paris, no Japão e na Índia

Em 1945, ingressou no serviço diplomático mexicano. Quando morava em Paris, testemunhou e viveu o movimento surrealista, sofrendo grande influência de André Breton, de quem foi amigo. Em sua criação, experimentou a escrita automática, tendo praticado posteriormente uma poesia ainda vanguardista, porém mais concisa e objetiva, voltada a um uso mais preciso da função poética da linguagem.


Publicou mais de vinte livros de poesia e incontáveis ensaios de literatura, arte, cultura e política, desde Luna Silvestre, seu primeiro livro, de 1993. 

Poesia
- 1958 - Libertad bajo palavra
- 1962 - Salamandra
- 1969 - Ladera Este
- 1976 - Vuelta
- 1987 - Árbol Adentro


 .

terça-feira, 5 de março de 2013

Evento: Deu samba na Taverna!

.
Rodrigo Santos, Romulo Narducci e Henrique Pakkatto, poetas residentes do evento.
Na sexta-feira, após o Carnaval, o público que voltou de viagem a tempo pôde apreciar um evento que foi preparado com muito capricho pelos tavernistas. A respeito dos textos recitados pelos três poetas residentes do Uma Noite na Taverna, foram de letras de samba que iam de clássicos como os de Cartola e Wilson Batista a irreverentes como os de Bezerra da Silva e Nei Lopes.  

O evento começou com os poetas residentes que de forma descontraída leram de forma dramatizada as letras dos sambas, mostrando ao público todo a poesia que era feita pelos grandes mestres bambas.

Rodrigo Santos recitou com as cores da GRES Porto da Pedra, sua Escola de Samba do coração.


O poeta Romulo Narducci.

O trovador e poeta Henrique Pakkatto.


Após os poetas residentes, os convidados apresentaram os seus trabalhos autorais, mostrando ao público poemas de muita beleza e de variadas vertentes.

O poeta Carlos Orfeu recitou seus versos influenciados pelo ultra-romantismo.

A poeta Ananita Rebouças.

A música da noite ficou por conta do cantor e compositor Leon Costa, que tem um trabalho musical primoroso, mesclando vários estilos da música brasileira, porém, sempre com a sua característica pessoal e com bastante originalidade. Leon convidou para cantar com ele a sua parceira Evana Pinheiro, que possui uma belíssima voz e muito talento.

Cantor e compositor, Leon Costa tem anos de estrada com a música.



Mais poesia! Foi a hora e a vez de outros poetas presentes no evento mandarem o seu recado! 



O poeta tavernista Ricardo Jordan Sirieira e o público da Taverna.

Seu Antonio, bastante performático, recitou José Régio, com muita paixão.
Após, os poetas residentes apresentarem os seus poemas autorais, Leon Costa voltou ao palco com o seu violão e encerrou mais uma edição de Uma Noite na Taverna
.